Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Levantamento prévio realizado pela Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) mostra que foi plantada uma área de 8 mil hectares somente de milho na atual Safrinha. Com isso, foi superada a meta inicial que era cultivar 6 mil hectares de milho, sorgo e milheto.

No início desta semana, o armazém da Coapa em Pedro Afonso, começou a receber o milho. Até a manhã desta quarta-feira, 26, foram recepcionadas quase 161 toneladas do grão.

Neste ano, cerca de 50 produtores ligados à cooperativa cultivam a Safrinha nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Tupirama, Rio Sono e Tocantínia. O plantio começou em fevereiro e a colheita deve terminar até o final de julho.

Conforme o engenheiro agrônomo da Coapa, Eduarte Bonafede, o aumento da área plantada da Safrinha se deve a três fatores principais: o bom preço da saca de milho na safra anterior, que chegou a R$ 48,00; o plantio de variedades precoces de soja que possibilitou a semeadura do milho safrinha ainda em fevereiro, e o clima favorável – com previsão de chuvas até o início do mês de maio –fator que contribui para a planta cumprir seu ciclo produtivo.

Mercado

Das culturas produzidas na Safrinha, o milho é a que tem maior comercialização. A produção da região de Pedro Afonso além de abastecer o mercado local, também é vendida para a região Nordeste do país para suprir granjeiros, fábricas de ração e confinamentos de aves e suínos, além de ser exportada através das tradings.

Soja

Na região de Pedro Afonso, também segue a colheita da soja da safra 2016/2017. Um tota de 120 sojicultores associados da Coapa plantaram 35.500 hectares.

Os grãos são cultivados nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Tupirama, Rio Sono e Tocantínia.

Até a manhã desta quarta-feira, o armazém da Coapa já havia recebido 73.939,32 toneladas da oleaginosa. Deste total, 36.005 toneladas estão estocadas.