Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputados em audiência pública Previdência

Deputados em audiência pública Previdência Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha Deputados em audiência pública Previdência Deputados em audiência pública Previdência

A Reforma da Previdência foi o tema de uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 26, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa. Requerida pelo deputado Zé Roberto (PT), a reunião da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público serviu para que os participantes discutissem uma data viável para um novo encontro, com a participação dos deputados federais do Tocantins.

A ideia surgiu como uma resposta do presidente da Comissão, deputado Eli Borges (PROS), a uma crítica do parlamentar José Bonifácio (PR), para quem a ausência de representantes da bancada federal tornaria a audiência sem efeito sobre a proposta que tramita no Congresso Nacional. Eli disse então que os congressistas poderiam ser incluídos em uma próxima oportunidade.

Em seguida, passou-se à discussão da data. Inicialmente proposta para acontecer entre os dias 8 e 10 de maio, a ideia foi rebatida pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), para quem o ritmo dos trabalhos no Congresso inviabilizaria a presença dos convidados.

Ao ser informado pelo presidente da Comissão de Direito Previdenciário da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Álvaro Mattos, de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pretenderia por a proposta de reforma em votação no mesmo período proposto por Eli, o presidente da Comissão sugeriu que a reunião fosse antecipada para o dia 2 de maio, terça-feira, no auditório da Assembleia.

A reunião terminou sem que a data de uma nova audiência fosse decidida, o que deve depender do resultado dos convites aos deputados federais.

Mérito

Entre os que declararam a posição, foi unânime a condenação ao atual projeto de reforma proposto pelo Governo federal, ainda que os participantes discordem sobre a necessidade de mudança das regras.