Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Na tarde dessa quarta-feira, 26, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO) prestou apoio à equipe de policiais civis de Miranorte durante diligência com o intuito de averiguar localidades onde poderiam estar escondidos animais produto de furto.

Durante as investigações, a equipe local recebeu a informação de que o gado poderia estar em propriedades na região de Miranorte, e para tanto, solicitou apoio aéreo com o objetivo de identificar os bovinos, infiltrar a equipe diretamente nos locais, além de garantir que nenhuma fuga de pessoa ocorresse.

Após uma reunião entre todos os envolvidos na operação, as equipes deslocaram-se por terra e no helicóptero, identificando imediatamente vários grupos de bovinos. Concluída a averiguação preliminar, foi realizado pouso para verificação in loco, entretanto, nenhum animal de origem ilícita foi identificado.

Segundo o delegado Douglas Sie, responsável pela operação, o Ciopaer será empregado com mais frequência, haja vista o efeito surpresa, a versatilidade da aeronave, vez que uma vasta área pode ser observada com rapidez pelos policiais, e a especialidade da equipe, sobretudo em situações nas zonas rurais, onde o acesso rodoviário é difícil, com muitos obstáculos, como colchetes e cercas, e arriscado, pela existência de áreas de mata onde facilmente uma pessoa se esconde.

A ação foi considerada eficaz, pois a área vistoriada abrange uma extensão de mais de 300 (trezentos) alqueires, que demandaria um esforço de efetivo e equipamentos muito grande.