Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palmas receberá mais uma vez o 2° Simpósio de Perícia Criminal do Estado do Tocantins. O evento reunirá cerca de 300 pessoas e profissionais ligados à área de Segurança Pública e Justiça durante os dias 4 e 5 de maio. Na programação, destaque para a sessão sobre a atuação da Perícia Criminal na Operação Lava Jato, que terá à frente o coordenador da equipe de perícias em Curitiba/TO, Fábio Salvador, entre outros peritos criminais da Polícia Federal que fazem parte da força-tarefa da Lava Jato.

Além disso, o perito criminal federal responsável por coordenar os laudos do Caso Samarco, Marcus Vinícius Andrade, apresentará detalhes do trabalho realizado no maior local de crime ambiental já registrado no mundo.

Outra atração do evento é a exposição de fotos “Perícia Criminal: Os Olhos Da Justiça”, promovida pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que estará em cartaz no mezanino da Justiça Federal, concomitantemente ao evento. A entrada e acesso à exposição é gratuita.

Perícia Criminal

Com a Operação Lava Jato, o trabalho da criminalística da Polícia Federal ganhou ainda mais destaque. É a perícia criminal que atua como os olhos da justiça, que identifica provas materiais, aponta suspeitos ou até mesmo inocenta-os. Diante da importância desse trabalho, que é baseado na aplicação dos princípios da Ciência Forense, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais promoverá durante o 2° Simpósio de Perícia Criminal do Estado do Tocantins a exposição “Perícia Criminal: Os Olhos da Justiça”. É um convite para uma imersão no mundo CSI.

Vinte fotos, clicadas pelo experiente fotógrafo brasiliense André Zímmerer, retratam o dia a dia da perícia criminal federal. As imagens feitas em diferentes pontos do Distrito Federal e nas dependências do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, apresentam alguns dos exames realizados pelos peritos nas mais diversas áreas de atuação. São elas: Registro de Áudio e Imagens, Local de Crime, Meio Ambiente, Engenharia Legal, Genética Forense, Bombas e Explosivos, Balística, Medicina e Odontologia Forense, Documentoscopia, Contábil e Financeira, Química Forense e Informática.

A exposição itinerante já foi vista na Capital Federal e também em Rio Branco, capital do Acre.