Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O silo bolsa e o silo metálico são duas opções para armazenar grãos na propriedade rural. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora de escolher o melhor sistema. Este assunto ganha destaque em um dos eventos mais importantes do setor: a VIII Conferência Brasileira de Pós-Colheita marcada para ocorrer na próxima semana, entre os dias 24 e 26 de outubro, em Rio Verde, Goiás. Paralelamente será realizado o V Simpósio Goiano de Pós-Colheita de Grãos.

A palestra "Armazenagem temporária: qualidade dos grãos no silo bolsa" promete trazer insights valiosos sobre o armazenamento de grãos em silos bolsas em comparação com silos metálicos. O palestrante Ednilton Tavares de Andrade, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), destaca a importância do armazenamento temporário de grãos, que se torna crucial em situações de grande produção agrícola, como ocorre nas fronteiras agrícolas. “Nesses momentos, o uso de silos bolsas tem sido uma solução emergencial para atender ao excesso de grãos, evitando perdas devido a intempéries e pragas”, complementa.

Andrade vai mostrar a evolução da qualidade dos grãos durante o período de armazenamento, com e sem o uso de antifúngicos. “Isso permitirá uma análise precisa da influência desses produtos na preservação dos grãos e na tomada de decisões tanto por parte dos agricultores quanto dos armazenadores”.

O ponto central da palestra será a comparação entre o armazenamento em silos bolsas e silos metálicos. O palestrante apresentará resultados de um estudo realizado ao longo de quatro meses, demonstrando quais métodos de armazenamento se destacaram em termos de conservação da matéria seca e qualidade do produto.

De acordo com o professor, embora o silo bolsa seja uma solução eficaz para o armazenamento temporário, há um limite para o tempo em que os grãos podem permanecer nesse sistema. “Após um período específico, pode influenciar a qualidade e perda de matéria seca. Isso será fundamental para orientar os agricultores na escolha do método de armazenamento mais protegido para suas necessidades”, acrescenta Andrade.

O uso de silos bolsas não é uma novidade, segundo o professor, sendo amplamente adotado em outros países por mais de duas décadas. No entanto, no Brasil, a sua popularidade cresceu com a expansão da produção de grãos registrada nas últimas safras recordes.

O comparativo entre silos bolsas e silos metálicos, realizado por uma equipe de estudantes de mestrado e doutorado orientados pelo palestrante, fornecerá uma visão detalhada da eficácia desses métodos de armazenamento. “Os resultados deste estudo servirão como uma fonte valiosa de informações para os agricultores e armazenistas”, salienta Andrade.

A VIII CBP2023 e o V Simpósio Goiano de Pós-Colheita de Grãos são uma iniciativa da  Associação Brasileira de Pós-colheita (ABRAPOS). A realização é das instituições Caramuru Alimentos, Comigo-Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, Instituto Federal Goiano-Campus Rio Verde e Sindicato dos Armazéns Gerais de Goiás e Embrapa (SAGG). Diversas cooperativas atuam na co-promoção dos eventos.

Abrapos

Fundada em 1987, a  Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos com sede em Londrina, Paraná. Seu foco é promover inovações na pós-colheita de grãos para reduzir perdas e beneficiar produtores, armazenadores e profissionais do setor.