Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antonio Gonçalves

Dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins na próxima década é um dos principais objetivos da Comissão Especial de Reestruturação do Estado. Para isso, o deputado estadual Paulo Mourão (PT), que preside a Comissão, ressaltou que o parlamento vai discutir o novo ordenamento econômico, administrativo, social e político do Tocantins com diversos setores da sociedade. O colegiado se reuniu na noite desta quarta-feira, dia 26, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.

"Um dos aspectos mais importantes da Comissão Especial será justamente a capacidade que a Assembleia terá de, juntamente com as instituições, compor um novo momento para o Estado. Eu creio que todos os governos tentaram fazer o máximo que puderam, mas é momento de nós, agora, construirmos um processo novo e dar a resposta que a sociedade espera, que é ter resposta aos problemas", pontuou o deputado.

Membro do quadro técnico que estuda a construção da reestruturação do Estado, o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Valdecy Rodrigues, destacou que não só para a universidade, mas para todos os envolvidos no processo "esta será uma grande oportunidade de contribuir no desenvolvimento do nosso Estado". Além de Rodrigues, compõem o quadro técnico os advogados Lúcio Mascarenhas, Enan Barbosa e Diego Abreu, além do também professor da UFT e geólogo, Otton Nunes, mas o número de participantes deve aumentar gradativamente conforme o avanço dos trabalhos. 

Com a sugestão do deputado Paulo Mourão, ficou definido que a comissão se reunirá às terças-feiras, às 9 horas. Quanto à instalação, foi aprovado que acontecerá no dia 16 de maio na Casa de Leis e contará com a participação de representantes dos trabalhadores, do governo, dos órgãos reguladores, conselhos de classe, bem como as instituições de ensino e federações representativas.  

Entenda 

A Comissão Especial tem como meta, além de dobrar o PIB tocantinense, também a retomada da confiança em um Estado eficiente, a redução de desigualdades sociais, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e promover a sustentabilidade ambiental. "Creio que é um novo momento que o Estado vai viver através dessa pluralidade de discussão e inovação que nós vamos propor para o Estado", avaliou Mourão ao lembrar que os trabalhos serão divididos em cinco temas envolvendo, entre eles, as políticas de desenvolvimento, fiscal, tributária, de educação, segurança pública, entre outras. 

Encontros regionais 

Além das discussões previstas para acontecerem na Casa de Leis, o deputado Paulo Mourão informou que reuniões regionalizadas também vão acontecer. "É preciso oportunizar que prefeitos, vereadores, sociedade civil organizada e toda a população contribuam com a apresentação dos problemas e as possíveis soluções. Desta forma vamos conseguir envolver todo o Estado neste novo momento", concluiu Mourão. 

Apesar do cronograma das reuniões regionalizadas ainda estar em discussão para definição, o deputado Paulo Mourão ressaltou que além da Capital, as regiões do Bico do Papagaio, Norte, Médio Araguaia, Nordeste, Cantão, Jalapão, Sul e Sudeste do Tocantins vão receber os debates.

Participação 

Além do corpo técnico especializado, os trabalhos da Comissão Especial já ganharam a adesão de diversos deputados estaduais, que na reunião da última quarta-feira marcaram presença. O presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse (PHS), foi convidado por Mourão para presidir de forma honrosa os trabalhos da Comissão e na ocasião destacou que não só ele, mas os 24 deputados estão apoiando as atividades. "O que venho dizer é que o trabalho está em suas mãos Paulo Mourão, em nossas mãos e de todos que vierem agregar", ponderou. 

Os deputados Alan Barbiero (PSB), Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (PMDB) e as deputadas Solange Duailibe (PR) e Valderez Castelo Branco (PP) também marcaram presença na reunião e reafirmaram o apoio aos trabalhos presididos por Mourão.