Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Miller Freitas

Durante a solenidade de encerramento do Curso de Formação do Sistema Socioeducativo do Tocantins, na noite dessa sexta-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas/TO foram certificados simbolicamente, oito xerifes de turmas, representando todos os 406 concluintes do curso de formação. A secretária Estadual da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, participou da cerimônia.

Presente no evento, a advogada representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) e presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Cibele Biazoto, lembrou que muitas vezes o seguimento socioeducativo fica esquecido por todos. “Nós, como advogados, trabalhamos diretamente com o Sistema e sabemos que excluir investimento nessa área socioeducativa não possuindo pessoas formadas, que estudaram para isso como vocês, faz uma diferença muito grande quando chegamos ao problema da violência que nós temos visto de forma crescente. O número da violência cresce, mas a idade dos que cometem infrações diminui e é nesse ponto que nós entendemos que deve ser trabalhado”, explicou a advogada.

Já a diretora de Proteção da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Naysângela Tenório, parabenizou os aprovados pela conclusão de mais uma etapa e aproveitou a oportunidade para convidá-los a também fazer parte do Conselho que, segundo ela, “é um formulador, um deliberador, um controlador e um propositor que acolhe todos os adolescentes em medida socioeducativa”.

Também estiveram presentes à solenidade o subsecretário da Cidadania e Justiça, Hélio Marques; Ricardo Nogueira, presidente da Comissão de Avaliação e Fiscalização do Curso de Formação do Sistema Socioeducativo; Sérgio Ascêncio, presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Konrad César Resende Wimmer, promotor da Infância e Juventude de Palmas, representando o Ministério Público Estadual (MPE).

“Todo gestor quer deixar o seu legado, e o nosso legado será, certamente, deixar a principal ferramenta de transformação de uma sociedade que é o ser humano, deixar servidores do quadro efetivo da Secretaria da Cidadania e Justiça. Sejam todos bem-vindos porque a casa é de vocês”, disse a secretária Gleidy Braga, ressaltando que é necessário espaços sociais de participação, lazer e cultura, pra evitar a entrada dos adolescentes no Sistema Socioeducativo. “Mas se entrarem, que nós tenhamos a capacidade técnica e amor pra transformar e oferecer oportunidades à eles”, finalizou.

Aprovados

“É uma sensação incrível de vitória. Porque foi um caminho espinhoso, foram muitos momentos difíceis. O momento mais fácil foi o da prova do concurso e, do momento em que passamos, em 2014, até aqui, foi uma caminhada muito desgastante do ponto de vista físico, econômico, emocional. Então, chegar a esse momento é uma vitória. Sinto-me super feliz e preparado pra ser este elo entre a sociedade, a família, a igreja, seus valores e o adolescente que necessita muito de pessoas como nós, eu e mais todos os mais de trezentos companheiros que fizeram esta mesma caminhada”, relatou entusiasmado Antônio Alves Luz, 54 anos, aprovado para o cargo de Técnico Socioeducador.

“É um momento muito importante porque foi um período longo e difícil desde dezembro de 2014. Aí você vem com essa expectativa de esperança e, às vezes, até frustrações, mas sempre com pensamento positivo. Trata-se de um penúltimo passo, já que o último será a nomeação e posse”, descreveu a assistente social, Feliça Ribeiro Maciel, 42 anos, aprovada ao cargo de Analista Socioeducador, complementando que o curso de formação foi uma profundamento do tema. “Acho que para atuarmos em uma política, já tendo conhecimento é bastante válido. Foi cansativo: três períodos em 30 dias, mas muito proveitoso”.

Os próximos passos do certame serão a homologação, nomeação e a posse dos aprovados no Sistema Socioeducativo, etapa essa que será finalizada em conjunto com a Secretaria de Administração do Estado, ainda nesse primeiro semestre do ano.

Curso de Formação

O curso, que teve sua aula inaugural no dia 15 de janeiro, aconteceu em modo presencial, em regime integral, sem recesso, nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e no Centro de Internação Provisória (Ceip) Masculina e Feminina de Palmas, em visitas orientadas para conhecimento da rotina das unidades.