Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Representando o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Hebert Brito Barros, assinou a Portaria Naturatins nº 140 de criação do Conselho Deliberativo da APA do Jalapão e posse dos membros que vão compor o colegiado no biênio 2017/2019. Na pauta além da capacitação dos membros, foram definidas a agenda para elaboração do regimento interno e do plano de ação. A APA é composta por três municípios, Mateiros, Ponte Alta e Novo Acordo.

O presidente do Instituto falou do empenho e da integração do Estado junto aos municípios e empreendedores, para o desenvolvimento da região. “É uma alegria muito grande para nós estarmos aqui hoje em Novo Acordo, com todos os municípios que integram o Jalapão. O Naturatins se faz presente para prestigiar e assinar a portaria que cria e implanta este Conselho deliberativo, fundamental para preservação, o respeito, a sustentabilidade e o desenvolvimento do Jalapão. Juntos, de forma integrada vamos buscar soluções para harmonizar o desenvolvimento e a enorme responsabilidade que temos de preservar esta importante área, cartão postal do nosso Tocantins, que é o Jalapão”, destacou Hebert Brito.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César, reiterou a importância do Conselho. “Este é um conselho consultivo e deliberativo, que vão orientar as decisões da gestão ambiental da região. O Naturatins tem a preocupação e o compromisso com as questões ambientais, com a conciliação do extrativismo e incentivo ao turismo, para geração de renda das famílias que aqui estão”, complementou.

A presidente do Conselho APA Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, falou da composição do colegiado. “O Conselho é um instrumento de gestão, que junto com o Naturatins vai fortalecer a gestão da APA. A composição é bem representativa, com seguimentos do governo e da sociedade civil, então é um grupo estratégico para o desenvolvimento da região do Jalapão”, avaliou.

O membro do Conselho e prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho, falou da busca de oportunidade e benefício para as famílias. “Esse Conselho vai liderar todo esse trabalho e eu acredito que para Novo Acordo e toda região é muito importante. A gente vai dar todo apoio necessário e ao nosso alcance para evoluirmos e fortalecer o turismo, gerando oportunidades para que nossas famílias tirem seu sustento preservando o meio ambiente”, destacou.   

Para o conselheiro e prefeito de Mateiros, João Martins Neto, serão empreendidos esforços para promover o desenvolvimento. “A gente entende que unidos temos condições de preservar a nossa região em harmonia com o desenvolvimento local, recebendo os nossos visitantes”, declarou.

O prefeito de São Félix do Tocantins, Marley Ribeiro Rodrigues, é importância atentar para a conservação. “Nós estamos prontos para contribuir, pois essa região é menina dos olhos do Tocantins. Precisamos somar forças para que a região se desenvolva na questão da conservação e explorar a sustentabilidade para as comunidades que aqui vivem. Sabemos que o veio é o turismo e para isso nada melhor que conservar nossas belezas hídricas, cênicas e naturais”, enfatizou.

Representando São Félix, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Carlos Irael Ribeiro dos Reis, falou da estrutura do Conselho. “É um Conselho que já nasce forte, com representantes do setor público e da sociedade civil e os prefeitos entendendo a importância das discussões ambientais que são tratadas nesse quórum”, falou o secretário.

O supervisor do Parque Estadual do Jalapão, João Miranda, comentou a respeito da produtividade do encontro. “Nós tivemos hoje a posse dos Conselheiros para fazer a gestão junto a unidade de conservação APA do Jalapão, que a partir de agora vão participar das deliberações, o que nos traz uma perspectiva de desenvolvimento econômico e sustentável da nossa região, junto as comunidades”, afirmou.

Após a assinatura da Portaria o documento será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado.