Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Cerca de 180 kg de pescado eviscerado, sem documentação sanitária e fiscal foram apreendidos na barreira fixa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Goiatins/TO neste sábado, 29. O condutor da carga foi autuado em R$ 1 mil, e os produtos apreendidos e destruídos no aterro sanitário, pois foram considerados impróprios para o consumo.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, Thalis Moreira Borges, durante a abordagem foi constatado que os produtos eram de origem desconhecida e estavam fora dos padrões exigidos pela legislação estadual. “Esses alimentos são considerados clandestinos, pois não passaram por um estabelecimento que garantisse a sua qualidade e as condições higiênico-sanitárias exigidas”, explicou.

O inspetor disse ainda que com a ação, o comércio também é protegido. “Os produtos inspecionados passam por todos os requisitos de garantia de qualidade através do serviço de inspeção e arca com todos os custos destes processos. Já a clandestinidade, além desleal, não passa por todos estes cuidados e não garantem a segurança alimentar”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o Tocantins conta com 23 barreiras fixas que funcionam 24h por dia, para garantir a sanidade agropecuária do Estado. “Nossas equipes têm realizado um trabalho de forma intensificada, visando impedir a entrada de alimentos não inspecionados, que colocam em risco a saúde da população. Além disso, a fiscalização visa a garantia da saúde animal e vegetal”, disse acrescentando que, a Agência tem realizado treinamentos para padronizar as ações e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais.