Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação / Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) com o apoio da Polícia Militar realizou na manhã quarta-feira, 3, no município de Colméia, a 205 quilômetros de Palmas, uma ação fiscalizatória de combate à produção e comercialização de produtos lácteos, que resultou na apreensão de 50 quilos de queijo, 180 litros de leite e no fechamento de um laticínio clandestino no município. O proprietário foi multado em R$ 2 mil pela Adapec e mais R$ 2 mil pela Polícia Militar Ambiental.

Segundo a gerente de inspeção animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, a ação foi realizada após denúncia recebida pelo Disque Defesa da Agência. Ela relatou que ao chegarem ao estabelecimento foram constatadas diversas irregularidades, entre elas: a fabricação de queijos em péssimas condições higiênicas, não possuía registro em serviço de inspeção oficial, falta de equipamentos mínimos para o processamento, a não realização de análises laboratoriais da matéria prima, irregularidades de ordem estrutural ineficiente contra insetos e roedores, entre outras.

Os fiscais emitiram auto de infração e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição. Em seguida os produtos foram encaminhados ao aterro sanitário de Colmeia onde foram destruídos.

“A Adapec mantém rotineiramente ações de fiscalizações em todas as regiões do estado com o objetivo de coibir a produção e comercialização de produtos clandestinos de origem animal, retirando do mercado todos àqueles que não estão em conformidade com a legislação”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

A equipe da Adapec que esteve na ação reforçou a importância da comunidade para o combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal. “A participação da comunidade por meio do disque defesa é primordial para a execução dos serviços de fiscalizações que realizamos, pois são medidas como estas que garantirá que o consumidor possa adquirir produtos seguros para sua saúde” disse o inspetor de defesa agropecuária Ricardo Matarazzo. O fiscal de defesa agropecuária da barreira volante de Colinas, Juscirlei Pereira dos Santos acrescentou que é importante as pessoas tomarem conhecimento sobre a origem e qualidade dos produtos que levam às mesas, “pois produtos como estes que apreendemos aqui pode causarem sérios riscos à saúde humana”.

A operação contou com apoio da barreira volante de Colinas do Tocantins e da Polícia Militar Ambiental.

A Adapec dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122.