Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma reflexão sobre como se constrói a relação de afetividade dos habitantes de Palmas com a sua geografia. Essa é a tônica da exposição “Ontem pó, hoje mapa”, de Marcos Dutra, que a Galeria Sesc de Artes, em Palmas, recebe em maio. A abertura será nesta quarta-feira, 3, às 18h30. A exposição ficará aberta à visitação pública gratuita até o dia 31 de maio no Centro de Atividades da 502 Norte.

A exposição “Ontem pó, hoje mapa”, é uma instalação artística construída com diversas colagens de mapas de Palmas, objetos, terra, ferramentas e um videoarte, formando um ambiente cênico. É também uma metáfora da transformação ocorrida na paisagem através da intervenção humana. Fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas foi planejada pelo arquiteto Luís Fernando Cruvinel Teixeira, com a coautoria de Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo oficialmente empossada como capital do estado do Tocantins em 1º de janeiro de 1990. Foi nesse período que as primeiras edificações começaram a ser construídas por trabalhadores oriundos de diversos estados do País. Período de grande movimentação de máquinas e de extração da cobertura vegetal que cobria todo o terreno onde, posteriormente, se instalou a capital.

“Ontem pó, hoje mapa” é um vislumbre dessa memória empoeirada das pessoas que aqui chegaram e abraçaram essa terra como sua. “Quando cheguei pela primeira vez em Palmas, em 1995 , senti um vazio imenso. Você chegar em uma cidade planejada que está nascendo e ver que o futuro só estava começando e que ele pode ser escrito. Era um lugar que se preparava para crescer e receber milhares de pessoas de todos os lugares. Gente que aqui chegava com um sonho a ser construído para a vida toda. A exposição, nesse sentido, me apresenta esse futuro como um ponto de interrogação e que podemos escrevê-lo cada dia com as nossas ações. E que o lugar onde moramos nos auxilia nestas escolhas”, relata o artista.

Perfil

Natural de Pequizeiro/TO, em suas obras busca explorar a arte dentro de suas variações, buscando ser um artista multimídia. Autodidata, dedica-se à arte contemporânea com preferência pelo abstrato e instalações. Seus trabalhos estão espalhados pelo Tocantins e outros estados.