Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 3, o vereador professor Junior Geo (PROS) apreciou o passo dado pelo Executivo para resolver o problema do endereçamento de Palmas. “Não estou aqui para definir ou afirmar se sou favorável à permanência do novo endereço ou antigo. Estou aqui para elogiar o primeiro passo dado para definir esse problema. Quanto mais tempo demorasse essa definição, mais população teria prejuízos financeiros”, explicou.

Junior Geo justificou que apesar dos Correios e da população terem adotado a nova forma, os Cartórios de Registro de Imóveis ainda usam a forma antiga. “A mudança de nome nos cartórios sairia mais cara que a alteração das placas nas ruas. Esse foi o tema do meu Trabalho de Conclusão do curso de Geografia apesar de na época ter estudado na Universidade Federal de Brasília (UnB). O prejuízo para Palmas é financeiro e social”, argumentou Geo.

Entenda

Na semana passada, a Prefeitura de Palmas decidiu voltar os endereços da cidade para a forma antiga. As quadras residenciais voltam com as nomenclaturas ARNE, ARSE, ARNO e ARSO de acordo com a região da cidade onde estão localizadas. As quadras comerciais e industriais passam a ter nomenclatura diferente do restante da cidade. A justificativa para a mudança é economia e a resolução para o duplo endereçamento em Palmas. O problema começou há 18 anos, quando os endereços foram mudados da configuração antiga para a atual.

Na ocasião, o vereador solicitou que a Câmara Municipal de Palmas emita uma nota de pesar à família da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que faleceu no último dia 1 de maio. Junior Geo destacou a contribuição da professora para a educação e sua trajetória na UFT. 

Explicação sobre o novo e antigo entereço

O vereador, em sua condição de professor, já havia feito um vídeo com o título: "Como entender os endereços de Palmas - Tocantins" e disponibilizado nas redes sociais para ajudar os moradores de Palmas a não se perderem entre a confusa relação dos endereços antigo e novo. Agora com a volta do endereçamento antigo, continua útil aos que já estavam acostumados com o novo. Para acessar, basta buscar pelo título ou clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=w8juq9NsdeU