Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um equipamento capaz de indicar o grau de umidade do solo, informação que permite ao agricultor saber a hora e a quantidade adequada de água, será a contribuição da Embrapa Hortaliças à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), que acontece de 9 a 13 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas/TO.  A escolha da tecnologia vem ao encontro do tema escolhido: “Água, Sustentabilidade da Vida, acompanhado do slogan “Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas”.

Idealizado para auxiliar o produtor no manejo diário da irrigação, o Irrigas® evita regas desnecessárias e reduz em até 30% a aplicação de água na lavoura. “Quando se molha em excesso, além do desperdício de água se favorece a ocorrência de doenças, o que leva ao aumento do uso de defensivos químicos, o que encarece a produção e ainda interfere no meio ambiente”, explica a agrônoma Flávia Clemente, supervisora do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT).

Simples e de baixo custo, o equipamento pode ser utilizado na maior parte das lavouras - e que incluem hortaliças, frutas, flores e também plantas ornamentais – por pequenos, médios e grandes produtores. Para auxiliar o produtor no manejo correto do equipamento, a Embrapa elaborou o Guia Prático para Uso do Irrigas® na Produção de Hortaliças, publicação que estará disponível no espaço da empresa dentro da Agrotins.

Ao lado do equipamento para controle da irrigação que estará exposto na feira, os visitantes poderão tirar dúvidas com os técnicos presentes com relação ao seu funcionamento e encontrar explicações detalhadas sobre o seu manejo no impresso sobre a metodologia, que será disponibilizado para os interessados. Além dessa publicação, a Embrapa Hortaliças também vai levar ao evento outros materiais publicados como livros, folders e circulares técnicas sobre pós-colheita, manejo e produção orgânica, entre outros temas relacionados à produção de hortaliças.