Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Leandro Pinheiro

Localizada a cerca de 160 km de Palmas, Aliança do Tocantins foi a primeira cidade do Tocantins a realizar a Conferência Municipal de Assistência Social este ano. Com o apoio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-TO), o município apresentou propostas para o fortalecimento das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e elegeu representantes para a Conferência Estadual. 

O evento aconteceu nesta última quinta-feira, 4, e a cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito de Alvorada do Tocantins, José Henrique de Souza, vereadores, Conselho Municipal de Assistência Social e secretários municipais de Assistência Social e Educação.

Para melhor aproveitamento do espaço de debate entre governo e sociedade civil, a técnica da Setas, Lucimar Mendes, apresentou questões norteadoras sobre os quatro eixos temáticos e um panorama sobre as Conferências. "É o momento de avaliar as políticas de Assistência Social e definir ações para fortalecer a Política e o SUAS, consolidando e ampliando diretos socioassistenciais", disse.

A Conferência, que tem como tema "Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, levou os usuários das políticas de assistência para o centro de debate e eles sugeriram ações para serem desenvolvidas pelos Municípios, Estado e União. Para a secretária municipal de Assistência Social, Camila Menezes, a discussão foi de extrema importância para a cidade. "Estamos iniciando uma gestão e, poder contar com um debate amplo como este e com a participação da população, foi muito enriquecedor", analisou.

Aliança elegeu ainda quatro delegados, dois do governo e dois da sociedade civil, para representar o município na Conferência Estadual que ocorre em outubro deste ano. 

Conferências

Todos os municípios tocantinenses devem realizar a Conferência Municipal de Assistência Social até o dia 31 de julho. Nas Conferências, cada cidade deve apresentar propostas de ações ligadas ao tema e eleger seus delegados para representação na Conferencia Estadual. Essas propostas serão novamente debatidas e condensadas para serem apresentadas na Conferência Nacional que acontece em Brasília, em dezembro deste ano.