Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa

O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa

A Fazenda Gameleira, no município de Paranã, região sul do Estado, será o palco, neste próximo sábado, 6, para o lançamento oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2017 no Tocantins. O evento, que será aberto pelo governador Marcelo Miranda, terá início às 10 horas com as presenças do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo; do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; além de outras autoridades e produtores rurais da região.

A expectativa da Adapec é imunizar mais de 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais, até o dia 31 de maio, final da campanha. Em 2016, na 1ª etapa da campanha, foram vacinados 8.509.886 bovinos e 6.716 bubalinos, com a média de índice vacinal de 99,45%.

Comprovação

Para evitar qualquer punição, a comprovação de vacinação deve ser feita nas unidades da Adapec, presentes nos 139 municípios do Estado, até 10 dias após a compra da vacina. Caso contrário, o produtor poderá ser multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de ter a ficha cadastral bloqueada e ficar impedido de movimentar o rebanho.

Livre de aftosa

O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa com vacinação. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária, neste período o Tocantins sempre manteve um índice vacinal acima de 90% dos animais, conforme determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atualmente o Estado está em 11º lugar no ranking nacional em números de animais, com um rebanho de mais de 8,7 milhões.