Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O Hospital Infantil de Palmas (HIP) participa neste sábado, 6, do XI Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. Presente em todas as edições anteriores, a unidade atenderá este ano a 25 crianças, com 30 procedimentos cirúrgicos entre hernioplastias inguinal e umbilical, orquidopexia e postectomia.

Desde 2006 a ação já beneficiou milhares de crianças e adolescentes no Brasil e segundo o presidente da Associação Brasileira de Cirurgias Pediátricas (CIPE), João Vicente Bassols, é resultado da sensibilização da entidade e das unidades hospitalares para agilizar o atendimento dos pequenos pacientes. “Mais uma vez a entidade procura sensibilizar a direção dos serviços de cirurgia pediátrica do país visando abreviar o tempo de espera por cirurgias de crianças e adolescentes, sobretudo nos hospitais públicos”, afirmou.

No Tocantins, os procedimentos serão realizados pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do HIP, composto pelos cirurgiões pediátricos Lúcia Caetano Pereira, Maria Fernanda Coelho de Melo e Renato Pereira da Rocha. 

Segundo a cirurgiã pediátrica Lúcia Caetano, “no Tocantins, assim como nos demais estados brasileiros, a demanda por cirurgias pediátricas é elevada devido o número insuficiente de especialistas, visto que para se tornar o cirurgião pediátrico se exige cinco anos de graduação, mais dois em cirurgia geral e mais três de especialização em cirurgia pediátrica, o que acaba por acarretar neste déficit e consequentemente uma longa fila de espera”, afirmou.

Ainda segundo a especialista, para a seleção dos pacientes que farão os procedimentos são observados se eles não possuem patologias associadas. “É verificado se estes pacientes não possuem problemas como cardiopatias, problemas pulmonares ou diabetes, por exemplo”, destacou Lúcia.

A autônoma Eva Silva dos Santos se diz entusiasmada com a ação que vai poder beneficiar a filha de 7 anos que necessita de  cirurgia de hérnia. “Estou muito feliz e confiante. Morava em Marianópolis e desde que ela era bem pequena sabíamos que ia precisar da cirurgia e não conseguimos lá. Mudamos para Palmas e colocamos o nome dela na lista e hoje estamos só aguardando a hora da cirurgia, que graças a Deus foi agendada”, diz.

Eva conta ainda que a cirurgia vai mudar a vida da filha. “Ela sofre muito com dores, principalmente quando participa de brincadeiras de criança. Outro dia, ela foi a um aniversário e tinha um pula-pula, ela resolveu brincar e no outro dia sentiu muitas dores. Isso acontece sempre que as atividades têm impactos ou movimentos mais intensos, o que prejudica seu dia a dia”, finalizou.

Nesta edição, além do Tocantins, participarão os estados da Bahia, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

--