Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

A 17ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2017, foi oficialmente aberta pelo governador Marcelo Miranda na manhã desta quarta-feira, 10. Na ocasião, o governador entregou 20 títulos definitivos de terras para proprietários rurais. Considerada a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, a Agrotins segue até o próximo sábado, dia 13.

Na solenidade, o governador Marcelo Miranda destacou a importância da Agrotins no cenário econômico. “Por vários motivos, essa edição da Agrotins tem um significado especial: primeiro, porque em meio a todas as incertezas econômicas que vivenciamos recentemente no Brasil, conseguimos realizar este evento, que já é referência no País; segundo, pelas discussões levantadas a partir do tema deste ano, assunto de extrema importância para nossa sobrevivência - água: sustentabilidade da vida”, pontuou o governador, assegurando que o evento é fruto das parcerias que foram firmadas ao longo dos anos.

"A Agrotins é também uma oportunidade para que nos coloquemos diante de um novo olhar para o agronegócio: setor que define a base da nossa economia. Este evento é resultado da força dos governos, dos pequenos, médios e grandes produtores, dos empresários e de todos os parceiros. Vejo aqui um celeiro de possibilidades, de conhecimento, de inovações, de negócios. O que vai influenciar e fortalecer, ainda mais as atividades do campo”, destacou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, ressaltou a importância da temática da Feira. "Este ano trazemos um tema de grande relevância para vida humana e para o desenvolvimento da agricultura. A água é um elemento essencial na produção de alimentos. Precisamos estabelecer um equilíbrio entre o uso da água e a produção", disse.

Títulos de Terra

Com o objetivo de garantir ao cidadão o direito de cultivar a terra, o governador Marcelo Miranda, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), entregou 20, dos 114 títulos definitivos de terra que serão entregues no estande do Itertins ao longo da feira. "Hoje também é um dia muito especial porque estamos reconhecendo o direito de quem ocupa e explora o imóvel rural, como verdadeiro dono da área", reforçou Marcelo Miranda.

As áreas regularizadas estão localizadas nos municípios de Natividade, Nazaré, Santa Rosa, Formoso do Araguaia, Campos Lindos, Wanderlândia, Araguaína, Arraias, Porto Nacional, Taguatinga, Taipas, Palmas e São Félix do Jalapão.

Segundo o presidente do Itertins, Júlio César, o título é uma garantia de segurança jurídica. "Com o documento, os beneficiados podem pleitear financiamentos bancários, cadastro ambiental, entre outros. Eram processos que estavam ha muitos anos emperrados e agora foram desburocratizados", explicou.

O pecuarista do município de Taipas, Humberto Pimentel Martins, que esperou por cinco anos pela titularidade da sua propriedade, recebeu o documento das mãos do governador e comemorou. "Com esse título agora vou poder buscar financiamento nas instituições financeiras e investir na terra, no melhoramento da pastagem e do rebanho. Com certeza essa é uma garantia da expansão da produção", ressaltou.

Quem também celebrou o recebimento da titularidade da sua propriedade foi o produtor rural de Porto Nacional, Rosimar Ferreira Jorge. Ele aguardava pelo documento há cinco anos e agora vai ampliar a produção de sua propriedade. "Agora que sou o titular da propriedade poderei fazer financiamento. Assim, pretendo integrar o plantio de 2.200 pés de coco que já tenho, com a plantação de mamão, melancia e abóbora. São novas possibilidades que se abrem", disse.

O superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra, ressaltou o trabalho integrado com o Ministério. "O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da sua Superintendência, deixa aqui a nossa satisfação de trabalhar junto com o governo Marcelo Miranda, enfrentando todos os desafios e, principalmente, conseguindo grandes conquistas", apontou.

Compromissos

Durante a abertura da Agrotins 2017, o governador Marcelo Miranda também assinou um Protocolo e um Termo de Autorização de Serviço. O protocolo de intenções foi firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, com o objetivo de incentivar o financiamento pelos produtores rurais do Estado à aquisição e instalação de usinas geradoras de energia elétrica alternativa e renovável, nas fontes solar, eólica e biomassa.

Já o Termo de Autorização de Serviço é para que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implante o Programa Simplifica Verde. O programa engloba uma série de ações que visam à desburocratização de processos e procedimentos, com segurança jurídica, normatização de análises e comprometimento com a qualidade, agilidade e transparência nas ações do órgão.

Visitas

O governador visitou os estandes da Agrotins, acompanhado da deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, da vice-governadora Cláudia Lelis, do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, deputados estaduais e federais, secretários de estado, entre outras autoridades.