Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

Foto: Elmiro de Deus

As inovações tecnológicas para atender os produtores da agricultura familiar são diversificadas na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017). Umas das atrações voltadas pra este público é a apresentação da máquina automatizada (tratorito) para produção de abacaxi.

A máquina de fabricação da empresa Motoagro é inovadora na Agrotins, possui vantagens econômicas no custo de produção, adaptadas ao plantio em pequenas áreas. Para o engenheiro Agrícola da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Lucas Silva Silveira, atualmente, existem poucas alternativas de maquinário desenvolvidos para o pequeno agricultor. “O abacaxi é uma cultura de grande importância para o Tocantins, contribuindo significativamente para a economia do Estado”, ressaltou.

Para o inventor da máquina, Wagner Guidi, o tratorito é o primeiro equipamento desenvolvido para facilitar a lida diária na lavoura do abacaxi. “É um equipamento que reduz os custos e a mão de obra, faz serviço de 12 pessoas, além de agregar valor ao produto”, informou.

Serviço

O tratorito faz a poda do abacaxi com precisão e rapidez, aduba e pulveriza. Há também a plantadora semi mecanizada de mudas de abacaxi, capaz de plantar e adubar duas linhas de abacaxi. A plantadora possui caixa de mudas para 1.800 mudas em média, e com ela é possível plantar em média três mil mudas de abacaxi por hora com distribuição e profundidade uniforme.

Abacaxi orgânico

Na próxima sexta-feira, 12, às 14 horas, no Pavilhão da Agricultura, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministram palestra sobre o abacaxi orgânico, onde abordarão a importância do abacaxi orgânico para o consumo.

“É importante incentivar a produção do abacaxi orgânico no Tocantins, pois, é um fruto sem produtos químicos e que agrega valor econômico, por ser mais saudável ao consumo”, disse o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Antônio Cássio Oliveira.

A Feira iniciou na última terça-feira, 9 e encerra, no próximo sábado, 13, no Centro Agrotecnológico de Palmas.