Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Alaides Cardoso

Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins 2017 (Agrotins), que acontece até sábado, 13, no Centro Agrotecnológico de Palmas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) apresenta um sistema de irrigação desenvolvido especialmente para os agricultores familiares. Idealizado pelo extensionista Augusto Pereira Caldas, do Ruraltins em Tocantinópolis, o sistema tem na sua fabricação materiais de baixo custo e de fácil acesso, sendo utilizado na fabricação apenas mangueira preta, de no mínimo ¾, espaguete usado para enrolar cadeira, pregos, arame e palitos de pirulito.

De acordo com Augusto Pereira Caldas, que também é produtor de hortaliças, a ideia surgiu depois de ver na televisão um sistema semelhante. “O sistema nasceu da necessidade, pois precisava irrigar minha horta e estava com muita dificuldade. Um dia vi um modelo parecido e resolvi adaptar. Encontrei os palitos e o espaguete de cadeira, fiz o teste e funcionou muito bem e com um preço muito abaixo de qualquer outro sistema de irrigação que exista no mercado”, disse.

Ainda conforme o extensionista, os aspersores construídos manualmente, podem ser aplicados em todo tipo de cultura, desde hortaliças até a fruticultura. “Já apresentamos esse sistema para os agricultores da região de Tocantinópolis e foi bem aceito. O produtor que tiver interesse deve procurar o Ruraltins que vamos orientar na instalação e na assistência técnica”, acrescentou.

O produtor Carlos Pereira, do município de Xambioá, tem uma produção de hortaliças, frango caipira melhorado, apicultura e gado de leite. Ele conta que desde 2003 recebe assistência técnica do Ruraltins e hoje sente a diferença no aumento da produção e da produtividade. Tudo que produz é para o consumo próprio e o excedente comercializa para os mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além das feiras e supermercados. 

“Sou produtor e o que sei hoje foi por meio dos técnicos do Ruraltins que nos acompanham. Tenho 86 canteiros com hortaliças, o que dá em média de 500 a 600 pés de hortaliças por semana. Vi e achei muito legal, quero implantar esse sistema de irrigação na minha propriedade. Vim também tirar dúvidas sobre outros assuntos, e estou aqui porque sei que no Ruraltins vou ter todas as informações que preciso”, frisou o produtor.