Polí­tica

Foto: Guilherme Paganotto Câmara de Palmas busca ampliar a quantidade de famílias atendidas pelo programa Câmara de Palmas busca ampliar a quantidade de famílias atendidas pelo programa

O sucesso das hortas comunitárias fez com que os vereadores Vandim e Etinho Nordeste apresentassem requerimentos para a implantação do programa em mais duas áreas de Palmas/TO. Atualmente, a Capital conta com 20 hortas comunitárias distribuídas em diversas quadras da cidade.

Segundo um levantamento realizado pela Prefeitura de Palmas, o programa beneficia cerca de 400 famílias e já movimentou mais de R$ 155 mil em 2016. É um projeto que envolve toda a comunidade e que dá uma utilização para os lotes que antes estavam vazios. Os requerimentos apresentados pelos vereadores são para a implantação de hortas comunitárias na quadra 904 Sul e no setor Jardim Aureny IV.

"A quadra 904 Sul faz parte do plano piloto de Palmas e merece receber projetos como esse. Além de servirem como uma terapia ocupacional para os idosos, ou aquelas pessoas que estão em casa sem outras atividades, as hortas também contribuem para complementar a renda dessas famílias", defende Etinho. Quem participa do programa recebe uma renda média de mil reais por mês, de acordo com a Prefeitura. Além disso, são os produtos das hortas comunitárias que abastecem boa parte dos mercados que ficam nas quadras, movimentando a economia da cidade e trazendo alimentos de qualidade para a mesa da população.

“Fomos procurados pela associação do Setor Aureny IV, porque lá existe uma área abandonada que está com muito mato e acumulando lixo. Com o programa esse local poderia ter uma utilidade, auxiliando as famílias carentes que ali vivem, afinal, o poder público precisa fazer a sua parte e ajudar a população”, destacou Vandim.

Veja a lista de endereços onde funcionam as hortas comunitárias:

 - Horta da 1006 Sul - APM 12

- Horta da 1106 Sul - APM 05

- Horta da 1206 Sul – APM 02

- Horta da 303 Norte - APM 09

- Horta da 307 Norte - APM 01

- Horta da 405 Norte - APM 07

- Horta da 407 Norte - APM 01

- Horta da 605 Norte - APM 19

- 607 Norte - Próximo ao Colégio Raquel de Queiroz

- Horta do Aureny III - APM 09-A

- Aureny IV - APM 08

- Horta Comunitária de Buritirana - Antiga Casa de Farinha

- Horta do Aureny II - Centro da quadra

- Sol Nascente - APM 01, Qd 32-B

- Jardim Taquari - Qd T 31

- Horta de Taquaruçú II - Casa de Farinha

- Horta do Maria Rosa- Centro da quadra

- Bela Vista - APM G, Qd 21-A

- Horta Comunitária do Lago Sul - No Centro Comunitário

- Horta Comunitária da 1306 Sul - Ao lado do Cemei.

Por: Redação

Tags: Câmara de Palmas, Hortas Comunitárias