Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Os deputados estaduais destinaram nesta terça-feira, 16, cerca de R$ 3 milhões, por meio de emendas parlamentares, ao Hospital do Câncer do Tocantins, que será construído em Palmas. O anúncio foi feito pelos parlamentares durante reunião, na Presidência da Casa de Leis, com o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora hospital, Henrique Prata.

Para o presidente da Casa, Mauro Carlesse (PHS), esta é uma das causas mais justas que o Parlamento já abraçou. “Este é, sem dúvida, um dos melhores projetos que essa Casa já apoiou. Os deputados estão de mãos dadas com o hospital”, disse.

Já o deputado Jorge Frederico (PSC) lembrou que a destinação de emendas não devem se limitar à construção do hospital, mas também à sua manutenção. “Precisamos criar uma cultura de levar recursos, por meio de emendas, ao hospital, isto é, deve ser algo permanente”.

Para Henrique Prata, a reunião foi melhor do que o esperado. “Agradecemos o apoio e garantimos que está vindo para Palmas um serviço – com mais de 50 anos de experiência - que será motivo de orgulho para vocês”, disse, ao lembrar que o Hospital do Câncer de Barretos (SP), também mantido pela Fundação Pio XII, atende anualmnte cerca de 2.700 pacientes do Tocantins.

O hospital

Com início da construção previsto para setembro deste ano, o Hospital do Câncer de Barretos no Tocantins terá capacidade para atender 25 mil pacientes por ano, com tratamento integral.

O hospital será construído em uma área de cerca de 80 mil m², na Avenida LO-27 com a NS-1 – parte cerdida pela prefeitura de Palmas e parte pelo Governo do Estado.

Participantes

Também participaram da reunião os deputados Nilton Franco (PMDB), Olyntho Neto (PSDB), Zé Roberto (PT) e Toinho Andrade (PSD); o vereador de Palmas, Junior Geo (PROS); e a arquiteta Mônica Avelino.