Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, e a Polícia Militar, por intermédio da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM), realizaram a 29ª Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), em Colinas do Tocantins.

O curso aconteceu no auditório da Fundação Maçônica de Assistência ao Menor (FUNDAMAM), nos dias 12 e 13 de maio de 2017, onde aproximadamente 30 moradores de Colinas refletiram e debateram acerca de segurança pública preventiva, a importância da interação entre a comunidade e as forças de segurança, como reconhecer atitudes possivelmente suspeitas e outros temas correlacionados com as competências das Polícias.

O major PM James Duarte, comandante da 3ª CIPM, fez a abertura do curso, recepcionando os participantes e destacando a importância das ações preventivas para a segurança pública e da necessidade de estabelecimento de uma parceria consolidada entre comunidade e forças de segurança pública.

As aulas foram ministradas por policiais militares e civis da assessoria de Polícia Comunitária e 3ª CIPM, e buscam aproximar a sociedade das forças de segurança de maneira que haja um fortalecimento da confiança entre ambos, instigando a participação social na construção de uma segurança pública preventiva mais efetiva, contribuindo para a qualidade de vida da população local.  

O capitão da PM Thiago Monteiro, assessor de Polícia Comunitária, encerrou a capacitação ressaltando a importância da mobilização social e organização da comunidade na prevenção criminal por meio da propagação da cultura de segurança. Na solenidade de encerramento o orador da turma, Alberto Beluzzo, expressou sua emoção por participar desta ação e destacou a relevância da capacitação para a comunidade colinense por apresentar uma possibilidade de parceria com as forças de segurança pública. Os concluintes do curso receberam certificado de 12 horas/aula.