Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

Faltando 10 dias para o fim da Revisão Eleitoral Obrigatória e Cadastramento Biométrico no Estado a Justiça Eleitoral do Tocantins conquistou nesta terça-feira, 16, 100% da meta da estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 2017.  Dos 248.516 eleitores previstos pelo TSE, 248.913 já tiveram suas digitais cadastradas, registrando um índice de 100,16% de cumprimento até a presente data.

“Quando decidimos assumir esse desafio de garantir a biometria a todos os eleitores do Tocantins, não medimos esforços para possibilitar aos cidadãos do nosso Estado mais essa importante ferramenta de segurança para o exercício de sua cidadania. Alcançar a meta do TSE é uma realização importante, resultado do comprometimento de todos com o projeto, magistrados, servidores, colaboradores e parceiros”, afirmou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente.

O Tocantins possui hoje 1.052.118 eleitores, destes 93,78% já estão cadastrados biometricamente. Mas a presidente do Regional ressaltou que a meta da Justiça Eleitoral tocantinense é chegar a 100% do eleitorado, tendo como foco agora os quase 65 mil cidadãos que ainda não compareceram aos cartórios e postos de atendimento. “Desde o início do projeto agimos com prevenção e planejamento levando o atendimento até o eleitor. Mas até o dia 26 de maio estaremos mobilizados, pois nossa meta é alcançar 100% do nosso eleitorado”, declarou.  

O diretor geral do Regional também comentou a conquista da meta do TSE e reforçou que os números continuam crescentes. “Todas as 17 zonas eleitorais envolvidas nessa fase da biometria devem atingir o índice de 80% de eleitores cadastrados até o fim da semana. A evolução uniforme da coleta biométrica de dados demonstra a efetividade do planejamento e do acompanhamento em tempo real ao longo dos últimos quatro meses. Compromisso e responsabilidade da Justiça Eleitoral com o cidadão”.

Reta Final

Nesta segunda-feira (15/5), uma nova reunião com a participação da presidência, diretoria geral e secretarias foi realizada na sala de monitoramento para analisar os últimos números da biometria no Tocantins. Por meio do sistema de Vídeo Wall foi possível verificar em tempo real a situação das 17 zonas eleitorais e 65 municípios em biometria detalhados pelo secretário de Tecnologia da Informação Jáder Gonçalves. 

“Trabalhamos firmes de modo que não teremos tumultos ou filas nesta reta final, mas nos manteremos a disposição do eleitor, para que nem um cidadão tocantinense perca seu Título de Eleitor”, reforçou a desembargadora Ângela Prudente.

Durante a reunião, foram verificados dados como os da 26ª Zona Eleitoral de Ponte Alta. No povoado de Mumbuca, região de difícil acesso, após itinerantes e intenso trabalho de divulgação, apenas sete eleitores não realizaram o cadastramento biométrico até o momento, reforçando o empenho da Justiça Eleitoral.

Na oportunidade a desembargadora Ângela Prudente parabenizou a todos pela atuação nessa fase final.

Atendimentos

Todos os 17 cartórios e demais postos de atendimento funcionarão neste último fim de semana, antes do prazo final. Também serão realizados itinerantes em assentamentos e municípios mais distantes de sede de cartório.