Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A construção civil foi a grande responsável pelo dado positivo

A construção civil foi a grande responsável pelo dado positivo Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza A construção civil foi a grande responsável pelo dado positivo A construção civil foi a grande responsável pelo dado positivo

O Tocantins fecha o terceiro mês consecutivo do ano com saldo positivo de empregos de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês de abril, foram admitidos 4.836 trabalhadores e desligados 4.726, o que resulta em um saldo positivo de 110 empregos. A construção civil foi a grande responsável pelo dado positivo.

O Tocantins está entre os 15 estados brasileiros a fecharem o referido mês com saldo positivo.Entre os municípios do Estado, Arraias está em primeiro lugar com um saldo de 134 vagas, seguido por Palmas (65) e Colinas do Tocantins (55). Outro dado relevante pode ser percebido ao comparar os dados com o mesmo período do ano passado, já que em 2016, o mês de abril fechou com déficit de 327 vagas.

Apesar dos números serem positivos, há municípios que registraram um número maior de desligamentos do que contratações, como Gurupi, que apresentou déficit de 131 vagas e Campos Lindos com 78 postos a menos. Mesmo com isto, o cenário no Tocantins ainda é favorável uma vez que 61% das cidades registraram saldo positivo.

A secretária do Trabalho e Assistência Social, Patrícia do Amaral, comemora os dados positivos e declara “Emprego significa dignidade e crescimento para nossa população. Esses dados demonstram que os esforços do Governo do Estado para recuperar o Tocantins estão surtindo efeito”, disse a gestora.

O Caged controla o número de demissões e contratações que ocorrem no Brasil, contudo só contabiliza aqueles que trabalham com carteira assinada. Além do controle que o governo federal realiza no fluxo de demissões e contratações para medir o crescimento do emprego no País, o Cadastro serve como base de estudos para que sejam revisados os programas de subsídio ao emprego em determinadas áreas do País.