Cultura

Foto: Adilvan Nogueira O Balé Popular do Tocantins já atende cerca de 200 bailarinos da capital com aulas gratuitas de dança O Balé Popular do Tocantins já atende cerca de 200 bailarinos da capital com aulas gratuitas de dança

O Balé Popular do Tocantins, projeto da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que já oferece aulas gratuitas de dança a estudantes de Palmas, está com vagas abertas para turmas de Danças Urbanas, no Colégio da Polícia Militar e na Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. Estão sendo oferecidas 50 vagas para estudantes das escolas estaduais da capital.

Para participar, basta que os interessados façam uma aula experimental. Na Escola Vila União, que dispõe de 30 vagas, as aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras. No Colégio da Polícia Militar, que abrirá nova turma com 20 alunos, os ensaios ocorrem às terças-feiras e aos sábados. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada e com a aptidão dos alunos.

Danças Urbanas

O Balé Popular já oferece aulas gratuitas de Balé e Jazz a 220 estudantes de Palmas. De acordo com o professor do Balé Popular, Jefferson Marques, ao oferecer uma nova modalidade de dança, a companhia busca atender a um público maior e difundir variados estilos de dança no Estado.

As danças urbanas foram originadas nos Estados Unidos e surgiram das festas de rua. Também são conhecidas como Dança de Rua ou Street Dance, é uma vertente que mistura Hip-Hop, Funk, Break, dentre outros. 

A Cia

Além de oferecer aulas gratuitas de dança a crianças e jovens da comunidade palmense, o Balé Popular do Tocantins também representa o Estado em eventos, festivais e mostras. O projeto tem como objetivo valorizar o talento dos dançarinos tocantinenses e fomentar a dança no Estado.

Locais e horários das aulas

Escola Estadual de Tempo Integral Vila União

Segunda-feira - 9h, 15h e 18h

Quarta - 15h e 18h

Sexta - 15h e 18h

Colégio da Polícia Militar de Palmas

Terça-feira - 19h30

Sábado - 10h30