Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O apoio à cultura e à inserção do jovem no processo cultural e profissional da música representam algumas das prioridades do deputado Paulo Mourão (PT). Durante a 15ª edição da Semana Nacional de Museus (Icom), realizada na noite de sexta-feira, dia 19, no Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional, o parlamentar destacou seu interesse em fomentar a valorização da cultura entre os jovens do Tocantins. Para ele é possível trabalhar isso em um processo educacional, levando para dentro das escolas a discussão do que é cultura.

O deputado Paulo Mourão foi categórico ao reafirmar o apoio de sua atuação parlamentar à cultura. “Contem sim conosco, sabemos das dificuldades e esforço que o Estado momentaneamente faz, mas nós precisamos abrir caminhos em Brasília, nós não podemos deixar um maestro, como o professor Bruno Barreto, sem poder mostrar a beleza do que é a música. Eu creio que são coisas simples que nós devemos fazer, basta que a gente acredite um pouco mais e de mais apoio a essas ações”, acertou Mourão ao sugerir ainda ao prefeito Joaquim Maia a inclusão da disciplina música na grade do ensino fundamental de Porto Nacional, como foi em sua gestão, mas retirada nas gestões posteriores.

“Durante a nossa gestão na Prefeitura de Porto Nacional fizemos isso e conseguimos com a ajuda do padre Paulo Sérgio, do Padre Jacinto, de pastores das igrejas, conseguimos estabelecer uma relação com a sociedade e as pessoas começaram a contribuir no sentido de presença, de incentivar, porque isto é que é cultura”, afirmou Mourão ao ressaltar a necessidade de incentivar ações que despertem na juventude o interesse pelas várias formas de expressão cultural existentes na sociedade.

Para o deputado um povo sem cultura não tem como atuar de forma positiva na sociedade e na oportunidade fez um breve relato da cena cultural de Porto Nacional durante sua gestão (2005-2008), após ser lembrado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, como o gestor que viabilizou a implantação do Museu Histórico de Porto Nacional, em 2008. “Temos que começar valorizando justamente o que nós temos da nossa história. E foi ai que muitas coisas aconteceram em muito pouco tempo. Porto Nacional passou a ser reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Brasil. Poucas cidades tinham esse título. Porto aprovou no Ministério da Cultura com o apoio do Iphan, do Pedro Tierra, do Amilton Pereira, as Universidades Federal e Estadual do Tocantins, e faço esse histórico porque eu sei do envolvimento de todos”, destacou.

Mourão lembrou ainda que a área, dentro do Museu Histórico onde aconteceu o evento, foi pensada, em sua gestão, para que as escolas da cidade realizassem o projeto Café Literário. “Já imaginou se todos os nossos colégios viessem aqui, um a cada um final de semana, para recitar os poemas que os professores incentivassem”, frisou o deputado estadual ao lembrar de “quantas coisas estão guardadas em baús, são fotografias interessantíssimas, utensílios da história” que podem ser parte integrante de um movimento de cidadania que o deputado se dispôs a apoiar.

Foi neste sentido que o maestro Bruno Barreto, responsável pela Orquestra Viva Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), destacou a importância do projeto de extensão que trabalha com coral, grupo de saxofone e ainda aulas de diversos instrumentos musicais, para o desenvolvimento da juventude. “O investimento não é barato, mas a colheita é muito grande. Temos podido contemplar as grandes mudanças que a música opera na nossa juventude e não podemos deixar de destacar a importância das parcerias, como a do deputado Paulo Mourão que tem desprendido um importante apoio para o nosso projeto”, ressaltou o maestro que, ao lado da Orquestra, se apresentou pela terceira vez em Porto Nacional.