Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Nesta segunda-feira, 22 de maio é comemorado o Dia do Apicultor. A apicultura é uma atividade produtiva que gera renda para a agricultura familiar, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. Dentro das discussões sobre a atividade, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros participam, na terça-feira, 23, do ciclo de palestra sobre a “importância e preservação das abelhas”. 

O evento acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Universidade de Palmas, auditório do Bloco III, a partir das 19h. A palestra é gratuita e aberta ao público em geral.

As palestras serão realizadas pelo Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejos das Abelhas, da UFT,  em parceria com Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins(Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Ciclo de palestras

As palestras abordam diversos temas relacionados à biologia das abelhas, incluindo plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação e produtos da legislação. Na sequência da programação, as palestras ocorrem nas seguintes datas: Terça-feira, 23 de maio, seguindo, 27 de junho, 28 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e por último, dia 5 de dezembro.

A diretora de políticas públicas da Seagro, Érika Jardim ressalta que o evento visa incentivar a atividade apícola de forma sustentável no Tocantins. “A Secretaria sempre apoiou ações de incentivo à apicultura, portanto a intenção é levar informação ao produtor, profissionalizando e capacitando-o para melhoria da produtividade e, consequentemente gerar renda em suas comunidades”, destacou.

Grupo de Pesquisa da UFT

O Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejos das Abelhas, lembra que, as abelhas são responsáveis por até 90% da polinização de árvores nativas das florestas, têm ainda grande importância biológica e ambiental. Neste contexto, o Grupo propõe o debate sobre o ciclo de palestras sobre as abelhas, sendo discutido sobre temas diversificados.