Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Os exames realizados durante os primeiros meses de vida do bebê são importantes para determinar a saúde a curto e longo prazo. Sabendo disso e com o objetivo diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, o teste do olhinho começou a ser oferecido no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional. O teste também é conhecido como Teste do Reflexo Vermelho e é realizado no setor de Obstetrícia I e II do hospital.  

Conforme a médica oftalmologista, Silvia Helena Ferrreira da Silva Simione, toda criança nascida no hospital é examinada. “O teste evita que patologias progridam, se caso forem identificadas logo nas primeiras horas de vida da criança”, frisou.

O exame, ainda segundo a médica, serve para prevenir doenças como catarata congênita, tumores e glaucoma,sendo uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil. “O exame é muito importante e os que tiveram alguma complicação no parto ou os que nasceram prematuros, nós pedimos e orientamos aos pais que eles retornem com um mês”, destacou.

“O teste é fundamental para que possamos evitar e prevenir várias doenças oculares. A gestão tem como prioridade assegurar os direitos das crianças quanto a saúde, por isso mais um teste foi implantado no Tia Dedé”, destacou a diretora geral do hospital, Edith Aires.

Como é o teste

O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo médico oftalmologista através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. “Quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis”, explicou a especialista, acrescentando que “quando a luz refletida não reflete (escuro), ou na pior hipótese é esbranquiçada, deve-se fazer outros exames para investigar problemas de visão”.