Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A musicalidade da região Nordeste, oriunda de indígenas e quilombolas, será a atração do Sonora Brasil 2017. Na Pisada dos Cocos trará grupos do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe para Palmas/TO e Gurupi/TO. Na Capital, as apresentações serão nos dias 10, 11, 13 e 14 de junho, no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades, situado na 502 Norte. Em Gurupi, o Sonora Brasil acontece nos dias 11 de junho e 26 de julho, no auditório da Unidade Operacional localizada no bairro Engenheiro Waldir Lins. 

Em Palmas, os ingressos serão vendidos com os valores de R$ 6,00 (usuário); R$ 4,00 (conveniado); e R$ 3,00 (comerciário/estudante/idoso). Já em Gurupi a entrada será gratuita. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (63) 3301-2100 e 3212-9949.

Em 2017, o tema ‘Na pisada dos cocos’ circulará pelos estados do Norte e Nordeste com os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e Coco de Tebei (PE). Os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa.

Em Palmas, no dia 10 de junho, sábado, às 20h quem vai se apresentará é o grupo Samba de Pareia da Mussuca (SE). No dia 11, domingo, às 18h será a vez do Coco de Tebei (PE). No dia 13, terça-feira, às 20h quem tomará o palco será o Coco de Zambe (RN). E no dia 14, quarta-feira, também às 20h o projeto será encerrado na Capital com o Coco do Iguape (CE).

Mini Mostra Gurupi

A Mini Mostra Sonora Brasil em Gurupi será realizada às 19h30 no dia 11 de junho, domingo, com o Samba de Pareia da Mussuca (SE). E no dia 26 de julho, quarta-feira, também às 19h30 será a vez do Coco de Tebei (PE).

Sonora Brasil Sesc

Criado em 1998, o Sonora Brasil chega à sua 20ª edição e tem como principal missão a formação de novos ouvintes musicais. O objetivo é divulgar artistas que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional. A formação de plateia é outro objetivo do projeto, por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade musical, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.