Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins levou para Guaraí e região a discussão sobre a informatização como estratégia de inovação para os municípios. Ministrada por Fábio Romeiro de Souza, superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a palestra foi direcionada para os gestores municipais participantes do Fórum.

"Busquei falar sobre a importância da informatização dos municípios tocantinenses, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei da Transparência, que determina que os municípios devem colocar em seus Portais da Transparência as informações relacionadas aos seus processos licitatórios", apontou o superintendente.

Em sua abordagem, Fabio Romeiro defendeu que investir em informatização é investir em crescimento dos municípios, em melhor qualidade da administração e no sucesso da gestão. "Porque inovação e crescimento só vêm com investimento", enfatizou.

A criação de um banco de dados municipal é considerada pelo superintendente como uma das prioridades para qualquer gestor que busque resultados como otimização de recursos. "Quando se investe em informatização municipal tem que investir em banco de dados. Os bancos de dados são a coleta de tudo que o município tem, todas as informações possíveis que o município pode apresentar. Ao fazer esta coleta de informações, se tem um mapeamento do município, o que possibilita saber a forma como ele vem sendo administrado, identificar as falhas e trabalhar para eliminá-las. Ou seja, se consegue otimizar a ação, aumentar os investimentos e arrecadação do município", argumentou.

Fábio Romeiro alertou aos gestores acerca da necessidade de aderirem o quanto antes à informatização, especialmente pela questão da transparência."Não existe transparência sem informatização", frisou.

A palestra sobre a importância da informatização foi parte da programação dessa terça-feira, 23. Nesta quarta-feira, 24, serão realizadas palestras, talkshow, workshops e rodada de negócios entre empresários e instituições financeiras.

Parceiros

São parceiros desta iniciativa do Governo do Estado, a Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro); Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop); prefeituras municipais de Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Araguatins e Araguaína; Associação Comercial de Guaraí; e o Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/FAG).