Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Os candidatos aprovados no concurso da Defesa Social para o provimento do de cargos ao Sistema Socioeducativo do Tocantins, realizam no próximo dia 31, mais uma mobilização em frente ao Palácio Araguaia que vai comemorar 900 dias do concurso e também para cobrar homologação e posse. A comemoração acontece a partir das 14h, com direito a bolo de aniversário, os aprovados irão cantar os parabéns. Ainda na comemoração será enchido um balão para cada dia do concurso.

Os candidatos aprovados ressaltam a insatisfação com a demora do concurso que iniciou ainda em 2014. Nesta sexta-feira, 26, está marcada uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres e a comissão dos aprovados. Segundo divulgado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a previsão para homologação é ainda para este mês de maio e a posse dos aprovados até o mês de julho.

Para Mauro Passos, membro da comissão de aprovados, os candidatos estão preparados e sem certeza das datas. “Fica difícil de acreditar nos prazos estipulados pelo governo, uma vez que até o momento os mesmos não estão sendo cumpridos. Nossa preocupação é porque já vamos para 900 dias sem nada concreto”, afirma Mauro.

Mesmo sendo o mesmo concurso, o Governo do Estado homologou parcialmente o certame, dando posse aos aprovados do Sistema Penitenciário. “É muito descaso e desrespeito com o Sistema Socioeducativo e com os aprovados capacitados, pois todos os atuais ocupantes dos cargos no Sistema Socioeducativo são contratados”, explica.

Histórico

O concurso do Sistema Socioeducativo, da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, já concluiu as seguintes etapas/fases:

- 14/12/2014 - realização da prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório;

- março/2015 - Teste de Aptidão Física;

- abril/2015 - Avaliação Psicológica;

- junho/2015 - Exames Médicos;

- setembro/2016 - Matrícula no Curso de Formação;

- 15 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2017 – Curso de Formação Profissional com prova eliminatória e classificatória;

- 28/03/2017 – Divulgação do resultado final do Curso de Formação;

- 15/05/2017 – Conclusão da investigação social (encaminhado para Casa Civil);

 - Falta Homologação, Nomeação e Posse.