Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Igreja de Pedra de Natividade

Igreja de Pedra de Natividade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Igreja de Pedra de Natividade Igreja de Pedra de Natividade

A poucos dias de completar 283 anos, Natividade/TO divulga o cronograma de atividades da semana do aniversário. A cidade mais antiga do Estado do Tocantins, na mesma ocasião, vai festejar 30 anos de tombamento como Patrimônio Histórico Nacional e 113 anos da Festa do Divino Espírito Santo. Eventos esportivos e atividades culturais vão enobrecer as comemorações que iniciam no próximo dia 27 e se estendem até o dia 4 de junho.

Sob a administração da prefeita Martinha Rodrigues Neto (PTN) Natividade, com pouco mais de 9.000 (nove mil) habitantes, é conhecida como a terra do ouro e da religiosidade, entre as suas referências, o tradicional biscoito amor perfeito é um dos produtos mais degustados da culinária local.

A prefeita, no ensejo, estende o convite para que pessoas de outras localidades participem das festividades do município. “Nossa maior realização será acolher os turistas em Natividade e compartilhar a nossa cultura e tradição. Aqueles que já estiveram aqui sabem o quanto o povo nativitano é acolhedor e destina importância para este momento, os que virão pela primeira vez poderão conferir a nossa hospitalidade” frisou.

No próximo final de semana, 27 e 28 de maio, iniciará a semana de comemoração com a competição do 1º Troféu Natividade de Motocross.

Na quinta-feira, 1º de junho, dia do aniversário, as comemorações vão começar às 05h da manhã com alvorada conduzida pela banda municipal Mestre Lídio. Às 8 horas, momento cívico em frente à prefeitura, na Rua 7 de Setembro. A partir das 09h, exposição fotográfica no IPHAN. 10h inauguração de obras. 21h apresentação de Quadrilha Junina e a partir das 22h show musical com a banda Tropa do Vaqueiro e o cantor Leandro Delluca.

No dia 2 de junho, o dia inicia com o circuito de Bike, às 7h da manhã. Às 14h roda de conversa na casa do IPHAN – uma oportunidade de conhecer a história local com o resumo dos 283 anos. À noite, apresentações culturais a partir das 21h e para terminar, a Banda Liberou Geral.

Nos dias 3 e 4 as atividades serão por conta dos festejos do Divino Espírito Santo, momento de religiosidade e devoção população.