Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A quarta semana da mostra de cinema do CineSesc e que contempla a programação audiovisual do Sesc Amazônia das Artes 2017, segue entre os dias 26 e 28 de maio, somente em Gurupi. Os filmes a serem exibidos são: “Pedaços de pássaros” (Pará/2016); “Encantes – histórias de Laranjal de Maracá” (Amapá/2015); “Banho de cavalo” (Rondônia/2016); “Deixa a chuva cair” (Piauí/2016); e “Gritos da noite” (Amazonas/2015). As sessões acontecem às 19 horas. A entrada é gratuita.

 Em Palmas, acontece de 23 a 29 de maio a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos.

Confira os filmes da quarta semana da Mostra CineSesc de maio:

"Pedaços de Pássaros" – 2016 (13min). Direção: Andrei Miralha e Marcílio Costa. Gênero: documentário. Nacionalidade: Brasil. Classificação: livre. O pássaro como metáfora das relações do homem no mundo contemporâneo. Fragmentos, pedaços da vida cotidiana abordados poeticamente.
26 e 28/05 – 19h – Gurupi
 
"Encantes – histórias de Laranjal de Maracá” – 2015 (20min). Direção: Cassandra Oliveira. Gênero: documentário. Nacionalidade: Brasil. Classificação: livre. Seu Raimundão guarda as memórias do trabalho que fez nas cavernas, transportando as urnas que tinham a “estatura de um cristão”. Sabá lembra que quando era criança via muitas “tigelas” na mata, mas não sabia o valor que aquilo tinha. Dona Santinha fala do dono do “Buracão” e dos encantados de um lugar “misurento”. Enquanto estes personagens contam suas histórias, memórias e lendas, a vida da comunidade de Laranjal doMaracá, no sul do Amapá, segue mesclando a relação material com as cavernas do entorno da comunidade, que ainda guardam objetos arqueológicos e a reprodução simbólica dos seres encantados que habitam estes lugares sagrados.
26 e 27/05 – 19h – Gurupi
 
"Banho de cavalo” – 2016 (6min). Direção: Francis Madson e Michele Saraiva. Gênero: experimental. Nacionalidade: Brasil. Classificação: 10 anos. Banho de Cavalo é uma sucessão de micronarrativas poéticas sobre uma árvore (Castanheira), umaAmazônia, corpos e sujeitos como invenções de determinados pensamentos hiperbolizado da região.
26 e 28/05 – 19h – Gurupi
 
"Deixa a chuva cair” – 2016 (26min). Direção: Juscelino Ribeiro. Gênero: documentário. Nacionalidade: Brasil. Classificação: livre. Na última década, um histórico conflito entre gangues tem se agravado, comprometendo seriamente o futuro de uma juventude inteira da região do Promorar, na zona Sul de Teresina. Com o intuito de por um fim à violência entre os jovens, os rappers Preto Kedé, Lu de SantaCruz e Aliado Negro criaram A Irmandade. Aos poucos, o grupo que sempre cantou sobre o cotidiano das comunidades passou a abordar também questões como proximidade com o crime, expansão das drogas e preconceito para com os moradores das periferias, além de denunciar casos de racismo e truculência por parte de policiais militares. Em uma manhã de agosto, uma canção de desabafo cheia de ira caiu como uma bomba nas mãos da mídia, dapolícia e, principalmente, dos próprios músicos.
27/05 – 19h – Gurupi
 
"Gritos da noite" – 2015 (12min). Direção: Allan Gomes. Gênero: ficção. Nacionalidade: Brasil. Classificação: 12 anos. NaAmazônia, a força de espíritos ancestrais está impregnada na floresta. Quando três adolescentes decidem fazer um passeio de fim de semana no sítio de seus avós, nem mesmo a presença de um mateiro experiente da região poderá ajudar a enfrentar os perigos dessa noite.
28/05 – 19h – Gurupi