Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itacajá, por meio da Secretaria Municipal de Turismoestá formando comissão para elaboração do Inventário da Oferta Turística do município, com o objetivo de incluir o município de Itacajá no Programa de Regionalização do Turismo, que faz parte da Política Nacional de Turismo.

O documento consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos, além da infraestrutura de apoio ao turismo.

Segundo a técnica em gestão pública, Ivanês Alves da Silva o Inventário é uma recomendação a todos os municípios brasileiros independente de tamanho, localização ou número de habitantes. “A inclusão de Itacajá na Política Nacional de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/2008, é um grande diferencial, quando o município candidata-se a receber verbas específicas direcionadas pelo Ministério do Turismo”, diz Ivanês. 

A partir da elaboração do Inventário da Oferta Turística, os gestores e órgãos estaduais e federais ligados ao turismo poderão usar as informações para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável em Itacajá.

A inclusão junto ao programa de Regionalização do Turismo visa promover, incentivar e apoiar a realização de eventos que valorizem a cultura local, além de promover o turismo como entretenimento, geração de emprego e renda ao município”, ressalta o prefeito de Itacajá, Wesley Clayton Barros.

A comissão formada pelo prefeito Clayton Barros para a elaboração do inventário é formada por membros da gestãomunicipal e representantes dos setores ligados ao turismo Itacajaense.

Atrações turísticas

Itacajá já conta com eventos turísticos conhecidos no Tocantins e no Brasil. É o caso do Rally das Águas, que acontece no Rio Manoel Alves Pequeno, no mês de julho. A cidade também promove a Temporada de Praia todos os anos com muitas atrações musicais. 

Regionalização do Turismo 

O Programa de Regionalização do Turismo estabelece diretrizes políticas e operacionais para orientar a implementação das atividades voltadas ao turismo, trabalhando a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados, regiões e municípios brasileiros.