Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de arrecadar fundos para os projetos sociais e culturais da companhia de teatro Art'Sacra, acontece no domingo, 4 de junho, o II Bazar Solidário. O evento acontecerá no Centro Amor Social Papa Francisco (1104 Sul), de 8 às 18 horas. A entrada para o Bazar é franca e os preços praticados para a compra de produtos serão abaixo do mercado, com valores que variam de R$ 1,00 a R$ 700,00.

Na ocasião, serão vendidos produtos apreendidos pela Receita Federal e doados à companhia, como roupas, brinquedos, itens de pesca, eletrônicos, equipamento de som, informática dentre outros. Serão aceitos cartões de débito e crédito. Todos consumidores receberão um recibo da compra com dados do nome do comprador, número de CPF, especificação de cada item adquirido, valor unitário e o valor total da compra. Somente pessoas físicas poderão fazer compra, mediante apresentação do CPF e Identidade.

A Companhia é bastante conhecida pela realização da Paixão de Cristo, e hoje, encontra-se com grandes dificuldades financeiras por investimentos realizado na Paixão de Cristo 2016. Com a arrecadação pretende-se pagar um pouco dos investimentos com evento, custear também ações da edição de 2017, cancelada na Sexta-Feira da Paixão por causa da chuva na Praça dos Girassóis. O grupo atua ainda com diversos projetos sociais, em casas de recuperação de dependentes químicos, abrigos de crianças e idosos, com apresentações culturais, oficinas e atividades de lazer.

Paixão

A Paixão de Cristo 2017 foi cancelada em virtude da chuva e ainda busca apoio de parceiros para custeio de estrutura, além disso o grupo programa ações beneficentes como o Bazar e a Feijoada Beneficente para a arrecadação de custos. Este foi o primeiro ano que o evento foi cancelado, após 14 anos de atividade consecutiva.

Todo o trabalho realizado pela equipe de atores, direção e produção é voluntário e ecumênico, envolvendo mais de 400 pessoas, dentre atores, figurantes, equipe de produção e direção. O preparo do espetáculo acontece cerca de 10 meses antes e os ensaios tiveram início no mês de novembro do ano passado.

História

Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Tocantins, e o espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. A Cia recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.