Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cleober Taquara

Foto: Cleober Taquara

Atuar na prevenção e redução do número de usuários de drogas em Palmas. É o que prevê o Programa Luz, cujo objetivo principal é a promoção, por meio da Guarda Metropolitana (GMP), de ações voltadas para o público infantojuvenil das escolas municipais. O programa pode ser implantado através de um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara de Palmas, de autoria do vereador Moisemar Marinho.

Entre as ações previstas no PL estão: capacitar os professores com conhecimentos que vão auxiliá-los na orientação dos jovens, conforme a necessidade local; tornar a comunidade escolar agente multiplicador da prevenção às drogas; desenvolver o senso crítico dos alunos com relação às consequências do uso dessas substâncias psicoativas e envolver pais e sociedade nesse processo, para que as ações sejam mais efetivas.

De acordo com o vereador, o Projeto de Lei visa criar condições para que esses estudantes estejam conscientes e fiquem longe das drogas. “Percebemos uma certa fragilidade da educação em realizar essas atividades de prevenção com os alunos, devido ao receio de alguns educadores em abordar este tema complexo junto ao público infanto-juvenil e adolescente”, frisou.

O Programa Luz promoverá ainda a sensibilização e capacitação da GMP, lideranças em escolas, organizações públicas e lideranças comunitárias, para que fortaleçam a rede de parceiros frente a essa temática que, segundo o parlamentar, é um grande desafio social.