Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda recebeu na tarde dessa segunda-feira, 12, em audiência no Palácio Araguaia, o presidente do Grupo Energisa S/A, Ricardo Perez Botelho, o diretor presidente da Energisa Tocantins, Márcio Zidan, e o diretor de Relações Institucionais da empresa no Tocantins, Alan Kardec Moreira. Essa foi a primeira audiência do presidente do Grupo com o governador e uma oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa no Estado e os planos para o futuro.

Marcelo Miranda destacou a parceria da empresa para o desenvolvimento do Tocantins. “A Energisa é uma parceira estratégica no momento em que estamos rediscutindo a industrialização do Estado e a Energisa, certamente, tem uma responsabilidade muito grande nesse contexto”.

Ricardo Perez disse que, nesse curto período da presença da Energisa no Tocantins, foram realizados investimentos significativos no sentido de ofertar uma energia de qualidade aos tocantinenses. “Realizamos investimentos nesses três anos que não foram feitos em dez, o equivalente a R$ 700 milhões. Isso torna o padrão energético do Estado a altura do que deve ser para atender a demanda e promover o desenvolvimento. Hoje a energia elétrica não é mais problema no Tocantins”, disse.

A empresa

O Grupo Energisa é uma holding de capital aberto composta por 18 empresas, sendo 13 delas empresas de distribuição. É o sexto maior Grupo de distribuição de energia do Brasil, com aproximadamente seis milhões de clientes e atendendo a uma população de quase 16 milhões de pessoas. O Grupo Energisa também atua na geração e comercialização de energia elétrica no Brasil. Sua sede fica na cidade do Rio de Janeiro.

A base do negócio do Grupo Energisa é a distribuição de energia elétrica. Atualmente, controla treze distribuidoras de energia no Brasil, nos estados da Paraíba, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná e São Paulo, prestando serviços a 6 milhões de consumidores e a uma população de 15,4 milhões de habitantes em 788 municípios. Isso representa atendimento a 7% da população brasileira. Mais de dez mil colaboradores diretos e indiretos atuam em suas empresas.