Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lourenço Bonifácio

A vice-governadora Claudia Lelis (PV) entregou, nessa segunda-feira, 12, o núcleo de atenção à pessoa com dependência química – Acolher. O núcleo está localizado na 704 Sul, Alameda 20, nº 01, em Palmas/TO. O Acolher tem como objetivo oferecer a recuperação do dependente químico, por meio de atendimento e orientação especializada, além da inclusão nos grupos de ajuda mútua, articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a reinserção social.

“A dependência química é um grave problema de saúde que afeta milhares de pessoas em várias partes do mundo, e aqui no Tocantins não é diferente e todos aqui sabem disso. Esse é um problema que precisamos enfrentar de cabeça erguida e rapidamente. Infelizmente o Governo do Estado não consegue enfrentar sozinho esse problema, precisamos da participação direta e ativa da sociedade, dos poderes constituídos, de uma equipe de profissionais multidisciplinar e, principalmente, da família do dependente químico”, ressaltou Claudia Lelis, durante a entrega da obra.

No núcleo, familiares e dependentes químicos em recuperação receberão serviços diferenciados, com rede de atendimento para as diversas situações, visando ampliar as oportunidades de recuperação e apoio às famílias, reconhecendo que a Política sobre Drogas é intersetorial e transversal.

“O Governo e seus parceiros oferecem os serviços, mas cabe também às famílias ingressarem conosco nesta luta para o sucesso e a recuperação do dependente”, lembrou a vice-governadora.

Recursos investidos

Foram investidos R$ 600 mil no Acolher, por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça. Esses recursos são ainda para a realização de um seminário estadual, compra de um veículo, e aplicação de cursos de capacitação para os dependentes que deixam as comunidades terapêuticas.

O Governo do Estado entrou com contrapartida de R$ 45 mil, que serão aplicados no aluguel do prédio, apoio com equipe multidisciplinar (psicólogos, assistente social, enfermeiros), e estruturação do espaço físico.

Como funciona

O núcleo Acolher funciona como um centro de referência para que o usuário e sua família possam ter as primeiras orientações para saber como lidar com problema. Por meio do Núcleo Acolher o dependente químico é encaminhado para serviços especializados, como Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Comunidades Terapêuticas ou grupos de ajuda mútua, como por exemplo o Alcoólicos Anônimos (AA), o Narcóticos Anônimos e o Amor Exigente.