Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião ocorrida nesta terça-feira, 13, no Ministério das Cidades, a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) recebeu a confirmação da secretária Nacional de Habitação, Maria Henriqueta Arantes, de que 31 cidades tocantinenses foram pré-selecionadas para participarem do processo seletivo no programa Cartão Reforma.

Foi explicado que será aberto um edital para que esses municípios pré-selecionados possam cadastrar suas propostas que serão submetidas à análise do Ministério das Cidades que fará uma pontuação objetiva segundo os critérios estabelecidos pelo programa. Os municípios mais pontuados serão priorizados na execução do Cartão Reforma ainda em 2017.

As cidades pré-selecionadas foram Alvorada, Ananás, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Axixá, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Divinópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Miranorte, Nova Olinda, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Porto Nacional, Silvanópolis, Sítio Novo, Taguatinga, Tocantinópolis, Wanderlândia, e Xambioá.

Informações sobre o edital podem ser acessadas no site www.cartaoreforma.com

Sobre o programa

O Cartão Reforma é um programa do Governo Federal que irá fornecer auxílio em dinheiro em forma de crédito em cartão físico, para famílias de baixa renda que tem a necessidade de realizar reformas em suas residências. O programa vai oferecer em média 5 mil reais que serão destinados a compra de materiais de construção em estabelecimentos cadastrados.

Não se trata de um empréstimo, que endividará essas pessoas, levando-as a arcar com prestações e juros, mas sim de um dinheiro entregue a essas famílias para que possam reformar suas casas. O cartão reforma atenderá famílias com renda de até três salários mínimos atuais (equivalente a R,8 mil) que necessitem de reforma em suas casas.