Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Lino Vargas

Gurupi foi a capital esportiva do Tocantins no último final de semana. Três grandes eventos atraíram mais de 1500 atletas para a cidade. Campeonato Brasileiro de Kickboxing, 14° Torneio Interestadual de Futebol de Base e 2° Bolão de Três Tambores movimentaram o município.

Todos os eventos receberam amplo apoio da Prefeitura de Gurupi. A diversidade de modalidades esportivas mostrou a força do esporte e os talentos que o Estado tem, destacou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

“Apoiamos e incentivamos o máximo de esportes. Gurupi hoje oferece condições para que outras modalidades possam realizar seus eventos e implantar seus projetos, não apenas no futebol. Nos preocupamos também com a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens. A inserção de pessoas dessas faixas etárias é primordial”, afirmou Laurez.

O secretário da Educação, Esporte e Juventude, Eurípedes Fernandes, explicou que a pasta tem procurado diversificar o incentivo para agregar cada vez mais modalidades diferentes. “Neste final de semana, nossa cidade mostrou sua importância esportiva. Gurupi teve um movimento muito bom de pessoas. Isso fortalece também nossa economia. São eventos que agregam não só ao esporte, mas como a outras áreas do Município” - informa o secretário.

Campeonato Brasileiro de Kickboxing

Mais de 300 atletas de artes marciais participaram do Campeonato Brasileiro de Kickboxing. As competições aconteceram na última sexta-feira (16) no Ginásio do Clube Nova Fronteira. Representantes de 12 Estados estiveram em Gurupi.

“Sem a Prefeitura não conseguiríamos organizar um evento desta magnitude. Parabenizamos a Secretaria de Educação, Esporte e Juventude pelo apoio”, ressaltou o Presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing, Wagner Stive.

O mestre Ednaldo Lustosa, presidente da Federação Tocantinense de Karatê e Semi-Contato, frisou que Gurupi se esforçou para receber este evento e para isso contou com apoio da Prefeitura. “Pela primeira vez a cidade recebe este grandioso campeonato. Os atletas gurupienses se prepararam muito para chegar a este momento”, disse.

2° Bolão dos Três Tambores

Os esportes equestres estão crescendo no Estado. Gurupi tem se tornado referência. Isso se deve principalmente ao Rancho Muniz, que tem um centro de treinamento para a modalidade “western”, em especial “Três Tambores”.

A Prefeitura apoiou o 2° Bolão de Três Tambores que aconteceu no último sábado e reuniu centenas de amantes do esporte.

A diretora de Esporte e Juventude do município, Jaciara Brito, afirmou que todas as modalidades esportivas são importantes. “Reconhecemos por igual todos os esportes. As competições equestres também serão abraçadas pelo poder público municipal. Parabenizamos o Rancho Muniz pela organização do evento que reuniu mais de 200 atletas”, reiterou a diretora.

14° Torneio Interestadual de Futebol de Base

Gurupi sediou o 14° Torneio Interestadual de Futebol de Base. As competições também aconteceram em Formoso. Foram 31 equipes reunindo mais de 900 atletas.

Foram disputadas as categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e futebol feminino.

As finais aconteceram no último domingo (18). As disputas foram acompanhadas por observadores técnicos do Vasco e Internacional.

O observador técnico do Internacional, Thiago Araújo, afirmou que a região tem meninos muito talentosos. “A gente sempre procura estar atento a Gurupi e procuramos levar novos talentos ao nosso clube”, destacou.

Campeões

Sub 11 – FlaPalmas Centro

Sub 13 – 1° BPM

Sub 15 – Gurupi Esporte Clube

Sub 17 – União de Palmas

Feminino – Paraíso