Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Sendo a pecuária extensiva a atividade predominante para os criadores do Tocantins com cerca de 80 % do Rebanho criado a pasto a ACNB desenvolveu um novo modelo de julgamento para a raça Nelore que visa identificar e premiar animais geneticamente superiores da raça Nelore, mantidos a pasto e habilita empresa para que os julgamentos sejam realizados no Tocantins.

O novo modelo de julgamento idealizado pela ACNB é destinado tanto para animais Nelore como Nelore Mocho. Segundo o regulamento desenvolvido pela entidade, podem participar do Julgamento a Campo machos PO, fêmeas PO e LA, classificados como TOP 40% e com pai e mãe classificados como TOP 50% ou superior, em qualquer Programa de Melhoramento Genético reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Me agrada muito essa nova modalidade a pasto, uma vez que dá a todos os criadores as mesmas condições e também teremos um resultado mais próximo da realidade em se comparando com os julgamentos com gado de baia”, destacou o criador Roberto Portes complementando que o julgamento a campo, será mais uma ferramenta importante para os selecionadores de reprodutores. "Cada avanço em melhoramento genético corresponde a milhões de toneladas de carne produzidas a mais para o mundo. Por isso, precisamos trocar experiências, fazer comparações e inovar sempre”, disse.

O julgamento a campo terá as seguintes modalidades:

As categorias serão divididas da seguinte forma: Bezerro/Bezerra (animais entre 7 e 10 meses), Sobreano (animais entre 10 e 13 meses), Garrote/Novilha (animais entre 13 e 18 meses), Touro Jovem/Fêmea Jovem (animais entre 18 e 24 meses) e Conjunto Progênie de Pai (animais entre 7 e 24 meses).
Os animais serão colocados lado a lado em currais e avaliados individualmente, exceto progênie de pai que pode ser formada por três animais filhos do mesmo reprodutor, sendo um de sexo diferente.
Para definir os Campeões do Julgamento a Campo três quesitos serão avaliados: carcaça (estrutura e musculatura), funcionalidade (aprumos, precocidade sexual e sexualidade) e raça. Para cada um desses quesitos o juiz dará uma nota de 1 a 5.
A nota final será calculada de acordo com o peso de cada quesito: carcaça 40%, funcionalidade 30% e raça 30% da nota final.  Vale lembrar também que animais acima de 18 meses que comprovarem precocidade sexual (fêmeas com prenhez positiva e machos com sêmen congelado) ganharão um ponto adicional na nota.

 “Acredito ser uma evolução dentro da realidade das pecuárias que passamos. Esse novo processo de julgamento virá agregar um número maior de animais dentro das exposições, despertando interesse dos criadores em função dos baixos custos”. pontuou Edson Riberio, proprietário da Era Leilões, empresa habilitada no Tocantins a realizar a nova modalidade de julgamentos.