Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O vice-diretor geral e diretor da regional central do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe/TO), Rorilândio Nunes dos Santos, e o presidente do Conselho Fiscal da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST-TO) e filiado ao sindicato, Luís Sérgio Simão, tomaram posse nesta terça-feira, 20, como suplentes no Conselho de Administração e Fiscal, respectivamente, do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).

Rorilândio foi empossado como suplente representante dos servidores ativos e inativos do Poder Executivo. O conselheiro-titular é o presidente do  Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras) Manoel Pereira de Miranda.

Já Luís Sérgio Simão tomou posse sendo reconduzido para representar os servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo. O titular da vaga é o presidente do sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (Sindare), Jorge Antônio da Silva Couto.

Na cerimônia, o presidente do Igeprev, Jacques Silva, parabenizou os empossados e pediu a colaboração dos titulares e suplentes para os próximos dois anos.

Durante o evento, Jacques também destacou alguns problemas que o Instituto vem enfrentando como a falta do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), por conta da dificuldade de enquadrar cinco fundos de investimento. Em sua fala, o presidente também comentou a frágil situação financeira do órgão, que segundo ele, gera hoje uma receita de R$ 66 milhões e tem uma despesa de R$ 65,5 milhões.

Sempre acompanhando as ações do Igeprev, investimentos e arrecadação, o Sisepe novamente atua no Conselho com o objetivo de fiscalizar.

"Nosso papel no Conselho é como agente fiscalizador. O Instituto lida com dinheiro público que impacta a vida dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas. Não iremos deixar que o Estado tome decisões inconsequentes que podem prejudicar o servidor. Iremos fiscalizar cada medida, cada ação, cada investimento, aportes financeiros sempre votando em favor do servidor", afirma Rorilândio.

Conselho

O Conselho é composto por membros do governo e entidades representativas com reuniões bimestrais e extraordinárias. Dentre suas várias funções, o grupo de conselheiros e suplentes analisa os balancetes e demonstrações financeiras e fiscalização o cumprimento da legislação por parte do Instituto.