Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O sol nem havia nascido no horizonte e a tradicional Banda Mestre Adelino já percorria o Centro Histórico com alvorada festiva para dar as boas-vindas à 37ª Semana da Cultura, que começa nesta quarta-feira, 21, e vai até domingo, 25.

A 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional, vem se apresentando como um dos eventos culturais de destaque com show nacional com o cantor Zé Geraldo (dia 22) e várias atrações regionais, como Genésio Tocantins, Dorivan Borges, Waldiney Morais e Mariáh e Antista do Acordeon, que irão animar o público.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal, é coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação. Apesar de estar na sua 37ª edição, este ano ela acontece com uma estrutura muito maior, agregando o tradicional Festival da Canção e a primeira Feira Literária Portuense – FLIP. Também terá a participação do IPHAN, comemorando os seus 80 anos de atuação em defesa do patrimônio histórico.

Estrutura

Uma grande estrutura está montada, com ambientes climatizados que darão conforto a todos os participantes. Vários espaços foram montados como Espaço Ariano Suassuna, auditório Pedro Tierra, e Café Literário Belchior, que compreendem 1 túnel climatizado de 1000 metros, 1 auditório com 300 lugares, e 18 estandes para livrarias. Estes espaços são os principais cartões de visita da 37ª Semana da Cultura, que irão receber uma programação especial, incluindo intervenções artísticas, teatrais, literárias, e muitas outras atividades que vão permitir ambientes de interatividade com a leitura, a música, a poesia e a literatura.

A área externa também vai abrigar 16 barracas comerciais, mais 20 institucionais, além da praça de alimentação, bem como servir de corredores e pontos de encontro para os visitantes do evento.

Outro espaço que chamará a atenção do público é o Palco JL do Acordeon, onde ocorrerá amanhã, 22, show nacional com o cantor Zé Geraldo, além dos shows regionais.

Festival da Canção

Será no palco JL a realização do Festival da Canção, com início dia 23, levando a torcida para a grande final no domingo, 25. Entre as mais de 100 músicas inscritas, 24 foram selecionadas para concorrer ao prêmio (veja lista abaixo). Há mais de 40 anos o Festival da Canção de Porto Nacional vem dando oportunidade aos músicos de todo o Tocantins a mostrarem os seus trabalhos.

Confira a programação completa da 37ª Semana da Cultura no site www.portonacional.to.gov.br