Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima A vice-governadora Claudia Lelis recebeu a pintura tradicional do povo Xerente e passou por ritual de batismo indígena A vice-governadora Claudia Lelis recebeu a pintura tradicional do povo Xerente e passou por ritual de batismo indígena

A aldeia xerente Traíra, localizada no município de Tocantínia, realiza esta semana o festa Dasipe de cultura Xerente, que ocorre anualmente desde 2003. A vice-governadora Claudia Lelis esteve na aldeia nesta quarta-feira, 21, para prestigiar a festa onde foi recebida pela cacique Roseni Tpedi Xerente.

“Essa festa é para lembrar a nossa cultura e os nossos costumes para os mais velhos e também incentivar os mais novos a dar continuidade a ela”, afirmou a cacique.

Durante a visita, Claudia Lelis recebeu demandas dos povo Xerente, que incluem pedido de melhoria nas vias de acesso e na estrutura do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix). “Fui sempre uma defensora das causas indígenas, assim como o governador Marcelo Miranda. O Governo do Tocantins estará empenhado na solução dessas demandas. Estou certa que voltaremos em breve com novas e boas notícias para esse povo”, finalizou.

Para a líder da aldeia Traíra, a presença de Claudia Lelis teve um significado especial. “Estamos muito felizes com a presença da vice-governadora, eu principalmente. Ela é mulher, eu também sou mulher, somos guerreiras em busca de melhoria para o nosso povo. Muito bom ela estar aqui”, completou.

A festividade reúne cerca de 700 xerente advindos das diversas aldeias da região. A programação, que é uma homenagem póstuma ao ex-cacique Gabriel Sitomone Xerente, conta com  corrida de tora, corrida de flecha, banquetes e rituais de batismo.

Batismo

Na ocasião, a vice-governadora Claudia Lelis recebeu a pintura tradicional do povo Xerente e passou por ritual de batismo indígena, recebendo o nome de Wapadi, cujo o significado é Estrela.

Xerente

O povo Xerente vive nas proximidades do município de Tocantínia, a 70 km de Palmas. Eles dividem-se em 74 aldeias em um espaço de 180 mil hectares, totalizando uma população de aproximadamente quatro mil pessoas.