Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Ministério Público Estadual (MPE) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) realizaram vistoria em laticínio localizado no município de Palmeirópolis, sterça-feira, 20, para verificar possíveis irregularidades na estrutura do local e no processo produtivo de derivados do leite. Na vistoria, foi constatado que o empreendimento não cumpriu integralmente um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2015, firmado perante com a Adapec, e que ainda persistem algumas irregularidades verificadas naquela época.

Apesar de melhorias na limpeza e na infraestrutura da Laticínio Palmalac, ainda permanecem inconformidades quanto à área externa da indústria, à câmara fria e ao depósito.

Na área externa, foi verificado o acúmulo de madeira, material em desuso e a presença de um freezer, utilizado indevidamente para o armazenamento de produtos. Também foi constatada a ausência do lava botas, que é usado para higienizar os calçados, no acesso da plataforma de recepção do leite.

Quanto à câmara fria, constatou-se que produtos em fase de processamento e produtos já finalizados eram guardados juntos, quando o ideal seria que houvesse câmaras distintas para cada um deles.

Identificou-se, também, que o frigorífico não possui laboratório e que o depósito abriga tanto produtos químicos quanto material de limpeza, enquanto o recomendado seria guardar os materiais em ambientes separados.

A proprietária do estabelecimento mostrou-se favorável às adequações apontadas, mas um relatório com as inadequações será elaborado e entregue à Promotoria de Justiça de Palmeirópolis, para possíveis providências na esfera administrativa ou judicial. 

A vistoria desta terça-feira foi realizada por técnicos do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (Caocon) do MPE e por inspetores da Adapec.