Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Magno Martins Pires, cumpriu agenda de compromissos em empresas de Gurupi na manhã da última terça-feira, 20/06, quando também abriu a 3ª edição do Chá Com Mulheres no início da tarde.

Localizado no sul do Estado, às margens da BR-153, o município de Gurupi é sede de empresas como o frigorífico Cooperfrigu Alimentos. Roberto Pires visitou a estrutura do local que foi apresentada pelo sócio-proprietário, Oswaldo Stival, que também é presidente do Sindicarnes/TO, entidade filiada à Federação. Stival falou dos números da empresa que hoje exporta cerca de 30% do total de sua produção que tem capacidade de 820 abates/dia. A empresa emprega em Gurupi cerca de 540 colaboradores.

“A Cooperfrigu representa bem o que nós defendemos para o setor industrial: o profissionalismo da gestão, o emprego de tecnologia, a valorização do trabalhador e a eficiência dos processos produtivos que ficaram evidentes nesta oportunidade”, observou o presidente.

A Cemar, Revenda do Grupo AMBEV no município, também foi visitada pelo presidente Roberto Pires. O local, que conta com 8 mil metros quadrados de área construída e comercializa mais de 120 produtos, foi apresentado pelos sócios-diretores, Maria Eugênia Pedroza e César Alves. No Tocantins, são cerca de 250 colaboradores do grupo.  

Liderança empresarial feminina

Presente no início do evento Chá Com Mulheres para realização da abertura, Pires destacou a importância do empreendedorismo e liderança do público feminino para os negócios. “Em 2015, 44% dos postos de trabalho já eram ocupados pelas mulheres. Nas eleições do Tocantins, 17% dos municípios elegeram mulheres enquanto a média nacional é de 12%. Na indústria não é diferente, houve um aumento de 65% da procura por mulheres de formação profissional. A cada 10 lares brasileiros, 4 são sustentados por mulheres...não se fala mais em lutar para ocupar, elas já ocupam este espaço”, disse o presidente. 

O evento acontece durante a tarde desta terça-feira e traz à discussão o Papel da Mulher no Século XXVI em palestra e bate papo conduzidos pela coach Bela Fernandes.O fortalecimento da gestão feminina é um dos objetivos desta 3ª edição do Chá Com Mulheres que já foi realizada em Araguaína (2016) e Palmas (2015).