Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, 21, mostram que o Tocantins teve em maio um saldo positivo de 441 empregos, um crescimento relativo de 300,90 % com relação ao mês anterior que fechou com um saldo de 110 empregos. No mês de maio foram admitidos 5.680 trabalhadores e desligados 5.239. O resultado positivo já acontece pelo quarto mês consecutivo este ano.

A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, comemora os dados avaliando como fruto de esforços conjuntos do Governo do Estado, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), entre outros órgãos para recuperar a economia, gerar mais empregos e capacitar os trabalhadores tocantinenses: “Somente no primeiro trimestre o Sine capacitou 1.746 pessoas em todo o Estado”. Exemplificou a gestora, ilustrando a importância da capacitação para quem busca uma vaga e para a permanência do profissional no mercado de trabalho.

Indíces

A Construção Civil e o setor de Serviços foram os que apresentaram os melhores resultados no mês de maio. A primeira aumentou em 35,40% o número de admissões em relação ao mês anterior. Em maio, o Setor contratou 1.155 trabalhadores e obteve o saldo de emprego de 366 postos de trabalho.

Já o setor de Serviços, foi o que mais admitiu no mês de maio, totalizando 1.614 admissões e 1.382 desligamentos, ficando com saldo de emprego positivo em 232 postos. Os setores Extrativista Mineral e da Indústria da Transformação também tiveram números positivos.

O Tocantins está em 10° lugar entre os estados da Federação que apresentaram saldos positivos de emprego, sendo Palmas com 350 empregos; Araguaína, 144, Paraíso, 119 e Porto Nacional com oito empregos.

Sobre o Caged

O Caged controla o número de demissões e contratações que ocorrem no Brasil, contudo só contabiliza aqueles que trabalham com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada. Além do controle que o Governo Federal realiza no fluxo de demissões e contratações para medir o crescimento do emprego no país, o Cadastro serve como base de estudos para que sejam revisados os programas de subsídio ao emprego em determinadas áreas do país.