Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Fisioterapia em criança com microcefalia

Fisioterapia em criança com microcefalia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fisioterapia em criança com microcefalia Fisioterapia em criança com microcefalia

“Eu estava andando de moto, derrapei numa curva, bati em um poste e quebrei duas vértebras da coluna alta, ficando tetraplégico. Agora, não consigo mais movimentar o meu corpo e faço acompanhamento de fisioterapia há oito meses aqui no Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína”. A trágica história de Wellington da Silva Leal é um dos vários casos que são atendidos diariamente no Centro Estadual de Reabilitação de Araguaína (CER), mantido pelo Governo do Tocantins e que oferece serviço para aqueles que possuem limitações físicas e intelectuais, além de órteses e próteses, meios auxiliares de locomoção e bolsas coletoras (de colostomias e urostomia).

O trabalho realizado no local é desenvolvido por uma equipe multiprofissional composta por médicos de várias especialidades, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos. “O paciente que é encaminhado para o CER passa por uma avaliação da nossa equipe multiprofissional e, após essa averiguação, fazemos o encaminhamento para a área específica que irá auxiliá-lo no seu tratamento”, explicou o Supervisor do CER de Araguaína, Raimundo Nonato Cirqueira de Assis.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o CER de Araguaína superou, no ano de 2016, a meta prevista no Plano Plurianual (PPA) 2016/2019. A quantidade de atendimentos estabelecida era de no mínimo 2.400 usuários na modalidade física, mas o Centro de Reabilitação atendeu 3.398 usuários, o que corresponde 141,58% da meta.

Apenas no ano passado, cerca de 15 mil procedimentos (soma do número de usuários atendidos, de atendimentos realizados e o número de órteses/próteses e materiais especiais dispensados para locomoção) foram realizados na Unidade, que fica localizada na Rua Professora Maria Lina - Quadra 13 S/N Setor Anhanguera, ao lado do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), e atende também as demandas dos municípios circunvizinhos.

Órteses e Próteses

Os pacientes encaminhados para o CER e que precisam de órteses e próteses passam por uma avaliação e seus casos são encaminhados para que o Governo do Estado adquira o material. “Os pacientes são cadastrados e avaliados dentro da necessidade que cada um tem. A partir daí é solicitado um meio auxiliar de locomoção, que vai desde uma bengala, muleta, andador até mesmo cadeira de roda”, contou o supervisor Raimundo Nonato.

Um dos pacientes que está se preparando para receber uma prótese é Deusimar César Machado, que teve sua perna amputada quatro dedos acima do joelho devido a uma infecção causada pela diabetes. “No momento, estou fazendo fisioterapia para ganhar musculatura no fêmur e melhorar a resistência na perna para depois desse processo colocar a prótese. Há seis meses que ando de muleta e quando eles colocarem minha prótese irei voltar a ser alguém normal, poderei dirigir e fazer as coisas que fazia antes”, disse.

A coordenadora da área de Enfermagem do CER de Araguaína, Maria do Socorro Saraiva Parente, relatou que o serviço oferecido pela Unidade tem mudado a vida dos pacientes que precisam se reabilitar de danos causados a sua saúde. “No caso das mulheres que tiveram câncer de mama, por exemplo, a gente percebe que ao receber uma prótese aquilo muda a vida delas, levanta a auto-estima. Elas demonstram uma alegria tão profunda, que é o que faz a gente gostar daqui, desse serviço. Eu acho que a pior doença é a doença da alma. E aqui no Centro de Reabilitação, todos nós da equipe multidisciplinar temos essa responsabilidade de acolher, cuidar e ter uma humanização no atendimento e no trato com todos os pacientes”, concluiu.

Outras Unidades

Centro Estadual de Reabilitação de Palmas

Situado na Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-02, ao lado da Casa de Apoio Vera Lúcia

Atende a região de saúde do Capim Dourado, Ilha do Bananal  e Cantão.

Centro Estadual de Reabilitação de Porto Nacional

Situado na Avenida Murilo Braga, nº 1592 - Centro

Atende a região de saúde Amor Perfeito e Sudeste

Centro Especializado em Reabilitação – CER II  – Colinas

Situado na Rua 14, Quadra 3 S/N - Setor Oeste

Atende às regiões de saúde do Cerrado Tocantins e Médio Norte Araguaia e Bico do Papagaio