Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de finalizar a elaboração do Protocolo de Tratamento da Brucelose Humana do estado do Tocantins, o grupo de trabalho composto pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria Estadual da Saúde reuniram-se na sexta-feira, 23, em Palmas, para discutirem os aspectos mais importantes da zoonose. O encontro contou com a palestra do renomado infectologista especialista em brucelose humana, Dr. Marcos Vinicius da Silva.

Nesta 3º oficina foi concluído a revisão para a formulação do Protocolo, após discussões sobre o quadro de interpretação de métodos diagnósticos para brucelose humana, a conduta frente a pessoas com exposição acidental a cepas vacinais (vacina animal), diagnóstico laboratorial, entre outros. “Nossa pretensão é colaborar de maneira efetiva para que o protocolo traga benefícios para a população em geral, uma vez que nossos dados podem ajudar a Saúde a identificar os vínculos da doença, que é transmitida pelo animal infectado”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro.

Na oportunidade, também foram abordadas as principais ações de planejamento para o tratamento da doença, entre elas, a realização da notificação, os métodos de diagnósticos laboratoriais, fluxo de atendimento e encaminhamento médico, capacitação dos profissionais da saúde, fluxo de informações, medicamentos de eleição e educação a população.

Parcerias

A Agência vem desenvolvendo parcerias com a Secretaria da Saúde também na área de controle da raiva na zona rural. “Estamos priorizando essa junção de informações com doenças consideradas zoonoses, que são aquelas que podem ser transmitidas do animal para o homem. Com isso, as instituições compartilham dados e promovem ações mais efetivas tanto para a população quanto na sanidade animal”, ressaltou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.  

Tags: Adapec, campo