Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Palmas recebe cerca de 750 alunos atletas de várias regiões do Estado para as finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Além de uma competição, o evento esportivo desenvolve nos alunos/atletas conceitos como companheirismo, solidariedade, inclusão e respeito ao próximo.

As finais das modalidades individuais dos Jogos já começaram com as disputas de Tênis de Mesa e Ginástica Rítmica. As competições seguem durante este final de semana e terminam no domingo, com os atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição escolar do Brasil, que neste ano será realizada em Curitiba-PR (12 a 14 anos) e em Brasília-DF (15 a 17 anos).

Entre os competidores e educadores que acompanham os Jets e os Parajets, a avaliação é que os Jogos ultrapassam os locais de competição e promovem a cultura do esporte com atividades interdisciplinares.

Nesta primeira fase das finais, são disputadas as modalidades individuais dos Jogos. Entre essas modalidades estão o Tênis de Mesa, a Ginástica Rítmica, Atletismo, Ciclismo, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Xadrez. Já nos Jogos Estudantis Paradesportivos, as modalidades são o Atletismo, a Bocha Paralímpica e o Tênis de Mesa adaptado.

Para Luiz Fernando Martins, 15 anos, aluno da Apae de Palmas, que vai competir nas provas de 100m e Arremesso de Peso no Atletismo,  a satisfação é grande por estar no evento. “Estou feliz em participar dessa competição, vou conhecer muitos outros colegas e isso é muito bom”, disse.

Soraia Maria Tomaz é professora de Educação Física e uma das idealizadoras dos Parajets. Segundo a educadora, a inclusão das pessoas com deficiência representa conquista social e interação. “Os Parajets dão oportunidades para as pessoas com deficiência participarem da prática esportiva como qualquer outra pessoa e garante a inclusão delas por meio do paradesporto. É fundamental que esses garotos vivenciem a emoção de uma competição, conheçam outros colegas. A superação de um competidor pode fortalecer seu adversário na busca por sua realização e maior independência”, pontuou.

Jets e Parajets

Os Jogos Estudantis do Tocantins e os Jogos Estudantis Paradesportivos são uma realização da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e reúnem anualmente alunos/atletas de todos os municípios tocantinenses em etapas internas, municipais, regionais e nas finais estaduais. As competições ainda classificam alunos e equipes para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras - que reúnem paratletas escolares de todo o País.